Campanha da Fraternidade é lançada na região

0

SUL FLUMINENSE

Com o tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’ e o lema ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)’, foi lançada na tarde desta quarta-feira, 6, a Campanha da Fraternidade de 2019 pela diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda numa transmissão ao vivo pelas redes sociais. Participaram o bispo diocesano, dom Francisco Biasin, o padre Juarez Sampaio, coordenador de Pastoral da diocese e Adelaide Afonso, do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Volta Redonda. A Campanha da Fraternidade é um momento de reflexão na época da Quaresma e impulsiona ações para transformação da realidade.

Dom Francisco Biasin contou que a escolha do tema é definida com três anos de antecedência. “Não foi escolhido o tema das políticas públicas por que mudou o governo. Não é uma resposta a uma contingência do momento e fim uma resposta às reais necessidades do nosso povo e, sobretudo para estimular a participação de todos, da sociedade civil organizada, das pastorais e das outras forças da sociedade”, explicou dom Francisco,

Sobre o tema de 2019, padre Juarez exemplificou o caminho para a formulação das políticas públicas sociais. “Primeiro precisamos identificar o problema, o que precisa ser mudado. Depois inseri-lo na agenda do governo, seja ele federal, estadual ou municipal. O próximo passo é debater e encontrar caminhos e, depois, a construção do plano de ação dessa política pública apresentada. Por fim, é preciso fazer a avaliação e o monitoramento daquilo que foi apresentado”, disse o padre.

Agenda de aberturas

No próximo fim de semana a abertura da Campanha Fraternidade será nas regiões pastorais. No sábado, 9, às 9h30min, fiéis de Resende se reunirão no salão da igreja do Rosário para uma sensibilização da CF 2019. Logo após seguirão em caminhada para a praça da Matriz, no Centro, para um ato público. Também no sábado, às 18 horas, haverá a concentração na Catedral de Santana em Barra do Piraí, de lá os fiéis sairão em procissão até a igreja São Benedito onde haverá missa.

No domingo a abertura será em Volta Redonda. A concentração será na praça da prefeitura às 8h30min de onde sairão em caminhada até a igreja Nossa Senhora das Graças, onde haverá uma missa presidida pelo bispo diocesano. E no dia 21, o tema volta a ser destaque em Volta Redonda, numa audiência pública, a ser realizada às 19 horas, na câmara de vereadores do município.

Deixe um Comentário