VOLTA REDONDA
O Memorial Zumbi dos Palmares, em Volta Redonda, recebe a partir desta quinta-feira, dia 16, até o sábado, 18, debates, leituras e tour afro pedagógico como parte das atividades da 22ª Semana Nacional de Museus, temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura (Minc). Em Volta Redonda, a ação totalmente gratuita conta com a participação da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
“Serão mais de mil museus e instituições culturais do país participando. É a Cultura nacional percebendo que Volta Redonda tem um espaço de cultura afro tão importante, único na América Latina, que é o Memorial Zumbi dos Palmares. Serão três dias de eventos gratuitos para toda a população, principalmente estudantes, mostrando que o turismo negro tem um enorme potencial de trabalho, inclusive de geração de renda”, afirmou o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, acrescentando que o tema desta edição é “Educação e Pesquisa”.
O primeiro dia da programação, nesta quinta, será aberto a partir das 19h com a “Leitura e Debate do livro ‘O Avesso da Pele’”, incluindo participação especial da Academia Volta-redondense de Letras (AVL) e as poetas Jéssica Regina e Regina Vilarinhos; os professores Alexandre Batista e Silvana Nunes; e o escritor e historiador Guto Mello.
TOUR AFRO PEDAGÓGICO
Na sexta-feira, dia 17, às 14 horas, será a vez do “Tour Afro Pedagógico Especial Clube Palmares e Memorial Zumbi”. De acordo com a coordenadora do memorial, Renata Ferreira, a ação, que é aberta à população, contará ainda com a parceria da secretaria de Assistência Social, proporcionando aos grupos de pessoas em situação de rua a possibilidade de participarem. “O tour, em parceria também com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), contará com visitas a dois pontos negros muito relevantes para a história da cidade: o Clube Palmares e o próprio Memorial Zumbi. E a parceria com a Smas é muito importante, a gente proporciona às pessoas em situação de rua a possibilidade de conhecer Volta Redonda por um outro olhar, o olhar do cidadão volta-redondense que vai ter acesso aos pontos culturais da cidade,”, explicou Renata.
CONEXÃO LITERÁRIA
E a programação da Semana Nacional de Museus em Volta Redonda será encerrada com a “Conexão Literária Especial Pesquisa (População Negra em Situação de Rua)”, às 14h. A coordenadora Renata conta que será apresentada uma pesquisa feita por agentes da secretaria de Assistência Social com dados sobre a população em situação de rua.
“(Ela mostra) o quanto é uma maioria negra, aonde eles estão, por que eles estão. Então a gente vai discutir e debater com a parceria, com a conexão literária, trazendo autores que falam sobre literatura, sobre vivências pretas. Vai ser uma semana, uma participação do Memorial Zumbi bem eclética e bem potente. A gente já está na terceira participação e, todas as vezes que o Memorial Zumbi participa, faz esse recorte racial na questão cultural”, disse Renata. “O Memorial Zumbi está cada vez mais se aproximando da educação, das escolas e se transformando, de fato, em um espaço de resistência e pesquisa. Portanto, quero convidar a população de Volta Redonda para estar com a gente e conhecer um pouco mais sobre a história da cultura afro-brasileira” convida o secretário Anderson de Souza.