BARRA MANSA
Uma nova Estação de Tratamento e Abastecimento (ETA) na Região Leste foi solicitada em forma de indicação nessa semana por vereadores. Jefferson Mamede e Demesron Sérgio, o Deco, ambos do PSC, e o presidente da câmara Luiz Furlani (PSDB) entraram com pedido para a prefeitura executar a melhoria. A solicitação foi feita devido aos constantes problemas de abastecimento na localidade. A construção beneficiaria 35 mil pessoas.
Mamede destacou que a indicação prevê que o município busque junto a instituições o financiamento para implantação de um novo sistema ma Região Leste, colocando em prática projetos que já existem no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). “Nós, enquanto Legislativo, estamos indicando uma forma do município buscar recursos e fortalecer a luta de outros vereadores que também se preocupam com essa questão. Sabemos que o problema de abastecimento na Região Leste é antigo e que existe um grande esforço do Executivo para solucioná-lo, inclusive com projetos já prontos no Saae. Eu estou me juntando a essa luta agora porque achei por bem usar as minhas atribuições parlamentares para colaborar com a implantação desses projetos”, afirmou Mamede.
Atualmente, Barra Mansa paga o fornecimento de água para a Prefeitura de Volta Redonda, que faz o serviço. O vereador Mamede apontou que com essa nova ETA, além de melhorar o abastecimento na localidade, poderá ser utilizado em parte para fornecer água para alguns bairros que atualmente são abastecidos pela ETA Centro como, por exemplo, São Luiz, Boa Sorte e Nova Esperança, gerando economia de consumo dessa estação.
O projeto para essa nova estação custaria cerca de R$ 25 milhões e seria no terreno da antiga Purina. “Se considerarmos o que pagamos para Volta Redonda hoje,e o que nós poderíamos contrair de empréstimo, junto a uma instituição financeira, certamente conseguiríamos um equilíbrio”, apontou o vereador.