Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia entra no quarto dia

0

ITATIAIA

O combate ao incêndio na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia chegou ao quarto nesta segunda-feira, dia 17. O fogo já atingiu uma área de 200 hectares, o equivalente a 200 campos de futebol. Desde sexta-feira, dia 14, quando a reserva completou 87 anos de fundação, 150 pessoas, combatem o incêndio que atinge a portaria, no Posto Marcão e nas proximidades do Morro do Couto, na parte alta. A operação envolve combatentes de diversas instituições, incluído a brigada do parque, da Parquetur, concessionária que administra reserva, Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Ibitipoca, 100 homens do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) de 15 unidades operacionais, três helicópteros, além de equipes de outras Unidades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama (Prevfogo), Fundação Florestal de São Paulo, Exército, Anjos da Montanha, Defesa Civil de Itamonte e voluntárias (os), apoio das prefeituras de Resende, Itamonte e Itatiaia.

Incêndio já atingiu área de cerca de 200 campos de futebol – Divulgação

De acordo com a gestão do Parque Nacional do Itatiaia, o combate às chamas vem sendo feito de forma incessante, inclusive durante à madrugada. “Por volta das 14 horas de sexta-feira, teve início um incêndio na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). O fogo começou nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da parte alta e se alastrou rapidamente pela vegetação seca. As equipes contam desde sábado à tarde com o apoio de três helicópteros do Corpo de Bombeiros, Exército e Policia Militar de Minas Gerais. A área atingida até o momento foi de aproximadamente 200 hectares. Algumas frentes do incêndio já foram controladas, no entanto, demandam monitoramento constantes pela facilidade do fogo retornar nos períodos mais quentes do dia”, informou o chefe do Parque, Felipe Mendonça. Ele ainda disse que as equipes estão fazendo rescaldo e monitoramento constante na área atingida pelo fogo. “Não podemos dizer que o fogo está controlado. Vencemos importantes batalhas no final de semana. Conseguimos conter bastantes frentes que nos preocupavam, mas existe a possibilidade de voltar a pegar fogo onde já apagamos. Por isso, precisamos fazer o monitoramento contante e vencer estes pontos onde ainda tem fogo. Neste momento, estamos atuando bastante com os helicópteros nestes locais de incêndio que são de difícil acesso para os bombeiros e os brigadistas”, explicou.

Equipes trabalham há mais de 96 horas para controlar incêndio na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia – Divulgação

Mendonça também disse que após o controle total das chamas uma equipe de perícia vai averiguar as causas do incêndio na reserva. “As causas do incêndio serão apuradas posteriormente aos trabalhos de combate e controle total do incêndio”, complementou.

PARTE ALTA FECHADA

Seguindo orientações do ICMBio, a gestão do Parque Nacional do Itatiaia e a direção da Concessionária Parquetur decidiram por manter fechada a visitação da parte alta da reserva até a próxima quarta-feira, dia 19. “O incêndio está sendo controlado pela equipe de bombeiros e brigadistas que neste momento trabalham no rescaldo e na limpeza da área atingida. A medida visa garantir a segurança e o bem-estar ao público, que a partir desta quinta-feira poderá acessar e aproveitar todas os atrativos do parque, sem restrições”, informa a Parquetur.

Visitação da parte alta da reserva ficará fechada até quarta-feira, dia 19 – Arquivo VC

INCÊNDIOS DE GRANDES PROPORÇÕES

Em 87 anos de fundação, o Parque Nacional do Itatiaia, segundo a gestão, registrou cinco incêndios de grandes proporções.

O primeiro aconteceu em 1963, quando uma área de 4 mil hectares foi destruída, durante 35 dias de fogo. Este foi o maior incêndio da história do bioma. Já em 1988, as chamar atingiram cerca de 3.100 hectares. Um servidor que ajudou nas buscas desapareceu. Até hoje não foi encontrado. Em 2001, outro incêndio devastou uma área de 1.000 hectares. Na época foi apurado que o fogo foi provocado por dois turistas que se perderam e fizeram uma fogueira. Já em 2007, o fogo destruiu, novamente 1.000 hectares do Parque. O último incêndio registrado foi em 2010, quando as chamas destruíram 1.200 hectares na parte alta da reserva.

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque do tipo do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, a unidade abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600m a 2.791m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como parte alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde há nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais. A parte baixa se caracteriza principalmente por sua vegetação exuberante e generosos.

Deixe um Comentário