BARRA MANSA
No sábado, dia 14, foram feitos pelo menos sete registros de acionamentos para o Corpo de Bombeiros atender focos de incêndio em vegetações em Barra Mansa, sendo dois deles de grande proporção. Um deles chegou a atingir casas e uma pessoa precisou ser encaminhada para uma unidade médica.
Segundo os bombeiros, os dois focos mais elevados foram registrados nos bairros Piteiras e na Colônia Santo Antônio. No primeiro deles, respectivamente, as chamas chegaram a atingir alguns imóveis e diante das circunstâncias, uma moradora acabou passando mal ao inalar fumaça. Ela foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que até o fechamento desta reportagem, não havia divulgado seu estado de saúde.
De acordo ainda com relatos do Corpo de Bombeiros, o incêndio no Piteiras aconteceu entre as ruas D e Ana Gilda Oliveira, sendo a equipe acionada pouco antes das 19 horas para conter as chamas. O trabalho dos bombeiros levou duas horas.
Procurada pelo A VOZ DA CIDADE para saber sobre os danos aos imóveis, a Defesa Civil disse que, até o momento, não foi acionada pelos bombeiros, explicando que o contato é feito quando afeta a estrutura do imóvel, sendo solicitada análise.
O governador Cláudio Castro anunciou, quinta-feira, dia 12, a criação de um gabinete de crise para intensificar o combate aos incêndios florestais no Estado do Rio de Janeiro. Até o momento, este ano, o Corpo de Bombeiros atendeu a 15.636 ocorrências, 4.598 a mais do que em 2023.