>
728x90 vacina (1)

Imunização na zona rural atinge mais de 500 pessoas em Resende

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

O trabalho de prevenção contra a febre amarela em Resende está mobilizando todas as unidades de saúde. Segundo o governo municipal, nesta quinta-feira, dia 25, a imunização atingiu o total de 72 mil pessoas, com destaque para o serviço de vacinação nas comunidades da zona rural. As primeiras localidades visitadas pelos agentes foram Visconde de Mauá, Capelinha, Serrinha do Alambari, Fumaça e Pedra Selada, sendo aplicadas 511 doses. O trabalho visa proteger os moradores destas regiões mais afastadas que podem ficar expostos ao vírus por não terem recebido a vacina. O trabalho de imunização terá prosseguimento nos próximos dias, quando os agentes visitarão outras comunidades rurais, aplicando as doses únicas de 0,5ml da vacina, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com o superintendente de Atenção Hospitalar, Aquiles André Touban Romar, com a dose única a população fica imunizada por toda a vida, sem a necessidade de nova vacina.

O governo ressalta que o Brasil enfrenta epidemia de febre amarela silvestre, portanto, as áreas rurais são consideradas áreas vulneráveis. A febre amarela urbana não ocorre no país desde a década de 1940. A forma silvestre tem como característica a transmissão pela picada de mosquitos que vivem na mata, principalmente na copa das árvores. Por isso, os macacos costumam ser as primeiras vítimas da doença chamando a atenção das autoridades.

A imunização no município já atingiu 72 mil pessoas – Foto: Carina Rocha-PMR

AÇÃO


Resende registra 72 mil pessoas vacinadas, resultado do esquema especial montado pela prefeitura e que inclui 35 pontos de imunização: 32 Postos de Saúde, o Centro Municipal de Imunização, a UPA e a Santa Casa de Misericórdia. Além disso, visando atender à população de forma mais ágil, a administração municipal também criou campanhas volantes que ajudam a reduzir consideravelmente o tempo de espera nas filas.

Entre elas a campanha realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, no Jardim Jalisco, que beneficiou servidores e contribuintes nos dias 18 e 19. E a vacinação que aconteceu quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, na Praça da Bandeira, (Praça do Trenzinho), em Campos Elíseos, voltada principalmente para os trabalhadores do comércio. Além disso, os industriários das fábricas da cidade foram vacinados, equipes foram deslocadas para o serviço. Na quarta-feira, dia 24, 200 trabalhadores da montadora Nissan foram imunizados durante o primeiro dia da campanha.

Resende mantém a vacinação em dose única – Foto: Carina Rocha-PMR

DENGUE

Além do combate à febre amarela o governo municipal divulgou que mantém o trabalho preventivo contra a dengue. Seguem baixos os índices de notificação como ocorreu em 2017. Para isso, agentes do Centro de Controle de Zoonoses estão fazendo visitas regulares às residências, bem como distribuindo materiais educativos que orientam a população sobre como se prevenir contra a doença.

Desde o início deste ano, mais de 20 bairros já foram visitados. Entre eles estão o Jardim Primavera, Toyota, Jardim Aliança, Vicentina I e II, Santo Amaro, Fazenda da Barra I, II e III, Parque Embaixador, Paraíso, Castelo I e II, Jardim do Sol e Morro do Cruzeiro, entre outros.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos