Com o GED munícipe terá mais autonomia e poder de fiscalização; previsão é que em no máximo 18 meses esteja totalmente em funcionamento
BARRA MANSA
Uma maior economia, eficiência e transparência nos processos. É isso que prevê o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que começou a ser implantado nesta quarta-feira, 30, pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias de Finanças e de Administração. O munícipe terá mais autonomia e poder de fiscalização. A previsão para a implantação é de 12 a 18 meses.
O sistema é acessado via Internet, de forma fácil, através de computador, celular ou tablet, permitindo o acompanhamento em tempo real de cada etapa do processo até sua finalização. A iniciativa fortalecerá o programa de compliance que está sendo instalado no município.
“Com esse gerenciamento, eliminaremos os custos com impressões, papéis e outros insumos. Além disso, traremos mais dinamismo e transparência aos processos públicos. São poucos os municípios que utilizam essa tecnologia de vanguarda, que permite o máximo de detalhamento nas informações. O GED é uma das ferramentas que agregará muito valor ao programa de compliance de Barra Mansa”, disse o prefeito Rodrigo Drable, lembrando que o GED ainda permitirá uma maior segurança dos dados, já que os processos serão arquivados em um servidor físico e terá um backup em nuvem, sem risco de danos ou perda dos documentos, garantindo a informação de forma plena.
Dentre os objetivos do GED, segundo o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, estão a eficiência, economicidade e compliance. “Atualmente utilizamos um modelo todo em papel, suscetível a perdas. Com a instalação do sistema, se tem o controle sistêmico dos processos, apresentando de forma transparente o passo a passo, além de garantir um trabalho sustentável e que respeite o meio ambiente. Também conseguiremos otimizar pessoas, custos e tempo. Uma economia prevista na ordem de R$ 6 milhões/ano. O GED auxilia o compliance, trazendo mais transparência para sociedade, permitindo que qualquer munícipe, sem distinção, acesse de onde estiver, permitindo conferir se as informações estão de acordo com o que preconiza as leis do município”, esclareceu.
Uma licitação será marcada, de acordo com o secretário de Administração, Gabriel Ramos Resende, para contratação da empresa que fará a implantação do sistema. “Com a elaboração do termo de referência pela Secretaria de Finanças, abrimos o processo e estamos dando o devido andamento. Já está dentro do planejamento da secretaria toda a estrutura de TI necessária. Além do gerenciamento eletrônico, também será feita a digitalização de documentos antigos, que também estarão disponíveis para a população”, mencionou.