SUL FLUMINENSE/RIO
A Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj iniciou um ciclo de ações itinerantes que visam garantir os direitos da pessoa idosa. O presidente, o deputado Munir Neto (PSD), esteve hoje, 17, no Abrigo Cristo Redentor, na Zona Norte do Rio, onde vivem 213 idosos em situação de vulnerabilidade social. Na região, o deputado disse que já está fazendo levantamento das Instituições de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPIs) existentes para que as visitas aconteçam.
No relatório, Munir e sua equipe constataram que o local está em boas condições, mas precisa de algumas melhorias, como a conclusão da obra do refeitório e outras de manutenção. “Tenho visitado várias ILPIs (Instituições de Longa Permanência Para Pessoa Idosa). São visitas pré-agendadas para conhecer as instituições, entender as dificuldades de gestão e, principalmente, ouvir os idosos abrigados e verificar se seus direitos estão sendo respeitados. Essa é a primeira etapa de um ciclo de visitas, uma etapa de conhecimento. Na segunda etapa não avisaremos o dia da visita, pois estaremos indo na função fiscalizadora”, afirmou Munir.
Os 213 idosos são divididos em cinco unidades, cada uma com 50 deles, e por grau de autonomia: desde os que têm condições de realizar todas as tarefas até os acamados, totalmente dependentes. Há cinco assistentes sociais, cinco psicólogos, três fonoaudiólogos, quatro fisioterapeutas e cinco médicos, os quais se alternam em plantões de 24 horas. “O ideal seria que houvesse mais profissionais para o número de pessoas idosas aqui atendidas”, ponderou Munir. “Mas vemos que são profissionais dedicados, saudados com um sorriso por parte dos abrigados”, acrescentou. Munir também questionou sobre os recursos para manutenção. A diretora do Abrigo, Nádia Pinto, explicou que o maior montante vem do orçamento do Estado. O deputado se comprometeu a verificar, junto ao governo do Estado, a possibilidade de destinar mais recursos.
De acordo com a diretora do Abrigo Cristo Redentor, os idosos abrigados encontram-se majoritariamente em situação de rompimento familiar, vivenciando o abandono afetivo e físico.
No dia 4 deste mês, Munir visitou o abrigo Alfonso Lavalle, no Centro do Rio, acompanhado dos deputados Otoni de Paula Pai e Gisele Monteiro, membros da Comissão. Na ocasião também conversou com a administração e ouviu os abrigados.