HSJB, em Volta Redonda, realizou mais 16 cirurgias em novo mutirão durante feriado municipal

Procedimentos entre sexta-feira, dia 13, e sábado, 14, atenderam a seis pacientes com problemas de próstata, e outros dez com cirurgias ortopédicas

Por Tânia Cruz
hsjb, em volta redonda, realizou mais 16 cirurgias em novo mutirão durante feriado divulgação pmvr

VOLTA REDONDA
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou mais um mutirão de cirurgias, realizadas entre a última sexta-feira, dia 13, feriado municipal pelo dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio, e o sábado, dia 14. No total, foram atendidos 16 pacientes.
Desse grupo, seis homens, com idades entre 47 e 67 anos, passaram por cirurgias de próstata com a Drª. Ticiani e o Dr. Anderson. Os procedimentos realizados foram a prostatectomia a céu aberto e a Ressecção Transuretral da Próstata (RTU). A primeira cirurgia é indicada para a hiperplasia prostática benigna (HPB) e, em alguns casos, o câncer de próstata. Ela consiste na retirada parcial ou total da próstata. No caso da RTU, ela é indicada para hiperplasia prostática benigna, que é o aumento benigno da próstata, comum em homens acima de 50 anos.
A realização desse tipo de cirurgia pelo HSJB é de grande importância, ao se observar as estatísticas sobre o câncer de próstata no Brasil. Ele é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a previsão é que mais de 71 mil novos casos sejam diagnosticados no triênio 2023-2025 – o que corresponde a aproximadamente 30% de todos os diagnósticos de câncer em homens no país, e que um em cada oito brasileiros do sexo masculino será diagnosticado com a doença.
CÂNCER DE PRÓSTATA SEGUNDO QUE MAIS MATA NO BRASIL
Quanto à mortalidade, ele é o segundo que mais provoca mortes por câncer no Brasil, com 28,6% dos óbitos, apenas atrás do câncer de pulmão. Isso equivale a 15 mil mortes anuais – um a cada 44 homens brasileiros.
O câncer de próstata, entretanto, não é uma “sentença de morte”, principalmente se ele for detectado precocemente, pois apresenta maiores chances de cura se for observada em sua fase inicial, quando costuma ser assintomática. Para tanto, é essencial a realização de exames de rotina a partir dos 50 anos ou antes, se houver histórico familiar. O principal exame para detectar o câncer de próstata é o PSA (antígeno prostático específico), seguido pelo toque retal.
Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, controle do peso corporal, não fumar e evitar consumo excessivo de álcool, contribuem para a redução do risco de câncer em geral. “A prevenção é sempre a melhor escolha, e incentivamos todos os nossos moradores a procurarem um especialista. Ao mesmo tempo, nossa equipe está de parabéns, pois graças à dedicação de nossos médicos e enfermeiros conseguimos atender a esses pacientes, garantindo uma melhor qualidade de vida”, elogiou o prefeito Antonio Francisco Neto.
O Hospital São João Batista também realizou no último fim de semana um total de dez cirurgias ortopédicas. Cinco delas foram feitas na sexta-feira pelo médico ortopedista Paulo Henrique, em pacientes com idades entre 15 e 79 anos. Outros cinco procedimentos foram realizados no sábado pelo Dr. Flávio Reis, que é diretor-médico do HSJB, em atendimento a pacientes entre 44 e 72 anos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos