VOLTA REDONDA
Mais 12 moradores de Volta Redonda tiveram seus problemas ortopédicos sanados com o mais recente mutirão de cirurgias, realizado nesta quarta-feira, dia 20, feriado pelo Dia da Consciência Negra, no Hospital São João Batista, no bairro Colina. A iniciativa tem aproveitado os feriados e finais de semana para realizar os procedimentos, quando não há cirurgias eletivas agendadas.
A equipe da doutora Michele Borges realizou um total de seis cirurgias, em pacientes entre 56 e 80 anos, que tiveram alta ainda na quarta. Entre os procedimentos realizados estão cinco cirurgias de síndrome do túnel do carpo, seja na mão direita ou na mão esquerda; e remoção de tumoração na mão esquerda.
No caso da tumoração, ela é um aumento de volume em uma parte do corpo, podendo ser causado pelo crescimento desregulado de células, acúmulo de líquidos e hematomas, entre outros fatores. Na cirurgia em questão, ela é necessária quando se observa um nódulo ou tumor localizado em uma das mãos. Os tumores podem ser benignos (não cancerígenos) ou malignos (cancerígenos). O tratamento pode variar dependendo do tipo e da localização do tumor, sendo normal a remoção cirúrgica.
As demais cirurgias foram realizadas pelo doutor Raphael Marchitto, atendendo a pacientes entre 23 e 67 anos, que tiveram alta ainda na quarta-feira ou com previsão para esta quinta (21) e sexta-feira (22). Foram realizadas videoartroscopias dos joelhos esquerdo e direito; osteossíntese de fratura de platô tibial direito; e reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
“Parabeniza a equipe do nosso hospital pelo belíssimo trabalho. Esses mutirões têm melhorado as vidas de inúmeras pessoas, que aguardavam por cirurgias que oferecem mais conforto para o dia a dia. O trabalho de reconstrução do São João Batista, que temos realizado desde 2021, tem dado muitos frutos”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto, lembrando que a unidade tem passado por obras de ampliação de sua estrutura física, que devem estar concluídas no próximo ano.