>
a voz da cidade

Hospital São Francisco realiza primeira cirurgia de captação de órgãos em Porto Real

Procedimento Inédito Inclui a Doação de Rins, Fígado e Córneas

Por Cyntia Freitas
31.cf.res.cidades.hospital são francisco realiza primeira cirurgia.1.captaÇÃo.divulgaÇÃopmpr
728x90 parque

PORTO REAL

Na madrugada desta sexta-feira, dia 10, o Hospital Municipal São Francisco de Assis, em Porto Real, realizou a sua primeira cirurgia de captação de órgãos. A doação ocorreu após a confirmação de morte encefálica de uma mulher de 57 anos, que disponibilizou rins, fígado e córneas.

31.cf.res.cidades.hospital são francisco realiza primeira cirurgia.2.destinaÇÃo.divulgaÇÃopmpr

Órgãos foram enviados ao Programa Estadual de Transplante responsabiliza pela doação – Divulgação PMPR

Segundo a direção do hospital, esta é a primeira cirurgia desse tipo desde a ampliação da unidade, proporcionando uma experiência única para a equipe do Centro Cirúrgico e do Centro de Tratamento Intensivo (CTI). “A equipe assistencial agiu rapidamente, seguindo um protocolo instituído pelos governos federal e estadual, identificando um potencial doador e acionando o telefone 156”, explicou a subsecretária de Saúde, Ana Carla Carvalho.

O prefeito Alexandre Serfiotis destacou a importância da ação, descrevendo-a como um ato de amor e solidariedade. “Doar órgãos não é apenas dar partes do corpo, é dar uma chance de continuar a jornada da vida para outra pessoa. Minhas condolências e agradecimentos especiais à família pela generosidade em um momento tão difícil. Parabenizo também os profissionais de saúde pela dedicação a essa importante ação”, disse Serfiotis.


31.cf.res.cidades.hospital são francisco realiza primeira cirurgia.3.primeira cirurgia.divulgaÇÃopmpr

Segundo a direção do hospital essa é a primeira vez que ocorre esse tipo de cirurgia desde a ampliação da unidade – Divulgação PMPR

Após a cirurgia, os órgãos foram encaminhados ao Programa Estadual de Transplante (PET), responsável pela destinação dos órgãos no estado.

Como Ser um Doador

A doação de órgãos pode ser realizada por doadores vivos, para órgãos como pulmão e rim, que existem em pares, e fígado, que tem capacidade de regeneração. Neste caso, os beneficiários podem ser familiares; se não houver parentesco, a doação só ocorre com autorização judicial.

No caso de morte cerebral, múltiplos órgãos podem ser doados, incluindo rins, coração, pâncreas, fígado, intestino, córneas, além de tecidos como ossos, cartilagem, tendões, pele, veias e artérias. Exames são realizados para verificar as condições dos órgãos e a possibilidade de doações futuras.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos