ITATIAIA
O Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros começou a receber nesta terça-feira, dia 7, mais de quatro mil itens, que vão compor o novo enxoval. Na relação do material, que vai suprir a demanda da unidade hospitalar, constam uniformes para enfermagem, jalecos, lençóis e fronhas, cobertores, camisolas para pacientes, toalhas e uniformes e aventais para o Centro Cirúrgico.
O superintendente da unidade hospitalar, Daniel Passeri, informa que tudo está sendo organizando durante esta terça-feira. A expectativa é que já nesta quarta-feira, dia 8, os itens novos comecem a substituir os materiais que estão em uso.

Na relação constam uniformes para enfermagem, jalecos, lençóis e fronhas, cobertores, camisolas para pacientes, entre outros – Sonita Palmer/PMI
Segundo Passeri, o Hospital Municipal realizou no ano passado 1765 cirurgias, 1400 atendimentos de pronto socorro por mês e, em média, 390 internações / mês. “O processamento de lavagem e higienização do enxoval será feito de forma apropriada, em lavanderia especializada, e com a distribuição necessária em todas as dependências do Hospital Municipal”, explica o superintendente.
O secretário de Saúde do município, Luiz Eduardo Saldanha, destaca que uma das prioridades da atual gestão tem sido a de humanizar o atendimento no setor, com a capacitação dos profissionais. Neste contexto, a Secretaria de Saúde vem buscando implementar serviços de qualidade, com equipamentos novos e investimentos na parte de hotelaria da unidade.
NOVA TECNOLOGIA NOS ENXOVAIS
As peças do novo enxoval têm tecnologia de rastreabilidade Elis, permitindo o monitoramento de dados.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha será possível uma análise precisa do fluxo de peças, controle do número de ciclos de lavagem de cada item e exata gestão dos enxovais, diminuindo, por exemplo, eventuais perdas. “O setor de hotelaria desempenha um importante papel para tornar os ambientes aconchegantes, higienizados e seguros. A aquisição deste enxoval tem como objetivo suprir a demanda diária do Hospital Municipal, propiciando melhores condições de trabalho aos funcionários, acolhendo ainda melhor nossos pacientes, contribuindo na organização e padronização dos leitos, assegurando também a higienização hospitalar adequada. O modelo que estamos implementando em nosso enxoval é o mesmo utilizado por grandes hospitais como Albert Einstein, INTO, Sírio Libanês”, comenta o secretário.