ITATIAIA
A rede pública de saúde da cidade está incluindo a diálise para pacientes renais agudos no rol de serviços oferecidos aos moradores. Segundo informado hoje, 18, pela prefeitura, na quinta-feira, 15, no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, o procedimento foi realizado em um paciente com recomendação médica para o tratamento.
O Superintendente do Hospital, Daniel Passeri, explica que a iniciativa será disponibilizada a pacientes renais agudos internados na unidade que apresentem diminuição rápida da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. Ele explica que as causas normalmente incluem condições que diminuem o fluxo sanguíneo para os rins, prejudicando-os ou bloqueando a drenagem da urina.
Daniel completa ainda que geralmente causada por alguma isquemia ou toxina, a IRA (Insuficiência Renal Aguda) pode ser resolvida em algumas sessões de diálise. “Esse procedimento é oferecido a todos os pacientes que necessitam do tratamento de forma aguda, após avaliação do nefrologista, que prescreve uma HDI (hemodiálise intermitente), HDC (hemodiálise contínua) ou HDP (hemodiálise prolongada)”, diz.
“Esse procedimento é realizado geralmente três vezes por semana, com duração de quatro horas ou conforme prescrição médica, podendo ser diário, com uma carga horária menor”, explica Passeri.
Ele acrescenta que, caso o paciente venha a se tornar crônico, o que é possível, ele será encaminhado a uma clínica de diálise na região, para realizar o procedimento de forma contínua.
O Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, entende que a iniciativa representa mais uma conquista para o setor, ao disponibilizar na cidade um tratamento para pacientes renais agudos que antes precisavam realizar o procedimento fora de domicílio. Ele destaca que evitar o deslocamento de um paciente renal internado até outro município certamente proporciona maior comodidade e conforto para quem precisa do procedimento.