VALENÇA
O Hospital Escola de Valença (HEV), em parceria com o Centro Universitário de Valença (UNIFAA), realizará a partir desta sexta-feira ,23, até a próxima semana, dia 30, o 1º Fórum Regional e 2º Fórum Interno de Segurança do Paciente. A iniciativa debaterá acerca da segurança hospitalar, além de, qualificar os profissionais da área sobre o tema e promover a integração de profissionais e estudantes da área da saúde no âmbito regional. O evento será realizado de forma online e contará com a presença de grandes profissionais da saúde. A programação e inscrição estão disponíveis no site bit.ly/ForumSegurançaDoPaciente.
A iniciativa contará com a presença de profissionais a partir do primeiro dia, nesta sexta-feira, 23, Luciana Yumi, especialista do Programa Nacional de Segurança do Paciente no Ministério da Saúde, falará sobre “Qualidade do cuidado e segurança do paciente como política pública de saúde”. Já a Dr. Maria de Lourdes Moura, Coordenadora de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, abordará o tema “A segurança do paciente e dos profissionais de saúde em tempos de pandemia”. Fechando o dia, o Prof. Dr. Rafael Moura de Almeida, Diretor Clínico do HEV e Coordenador do curso de Medicina do UNIFAA, tratará do tema “O contexto da segurança do paciente na prescrição, uso e administração de medicamentos”.
Já para o dia 30, a primeira convidada é a Dr. Karine Pires, Fundadora e Diretora Operacional do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), que falará sobre “As novas perspectivas para a segurança do paciente”. Em seguida, Dr. Enis Donizetti Silva, Ex-Aluno da Faculdade de Medicina de Valença e Coordenador do Serviço de Anestesia do Hospital Sírio-Libanês abordará o tema “O desafio da segurança do paciente no Centro Cirúrgico”. Finalizando o evento, Dr. Ritta Rosana Teixeira Braz, Coordenadora do Eixo Atenção ao Recém-nascido no Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz, tratará do assunto “A segurança do paciente em unidades neonatais”.