RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) informou que o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori vem sendo reestruturado. Com a medida, novos serviços estão sendo implantados, entre eles, as cirurgias de artrodese de coluna e de artroplastia (colocação de prótese de quadril), consideradas de alta complexidade. Recentemente, o Centro Cirúrgico e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) receberam novos equipamentos. Entre as novas aquisições, já em operação na unidade, estão novos focos e mesas cirúrgicas, além de camas elétricas articulares. Os equipamentos, fundamentais para o processo de modernização do HME, também facilitam o trabalho da equipe médica.
De acordo com a direção do Hospital de Emergência, o Centro Cirúrgico da unidade conta agora com três novas mesas e focos articulares, com luzes de LED, que estão substituindo os antigos, que estavam em uso há mais de 15 anos. Já o CTI, onde ficam os pacientes que requerem cuidados intensivos, recebeu seis camas elétricas tipo fawler, com movimentos de cabeceira, trendelemburg, reverso, cardíaco, vascular (que permitem que o paciente seja colocado em posições que facilitem o acesso ao campo operatório), além de elevação de altura com grades articuláveis. Os novos equipamentos estão ajudando a melhorar ainda mais os serviços prestados pela unidade, onde são atendidas cerca de 300 pessoas por dia, se somam a outros investimentos feitos na modernização do hospital e que incluem a reforma das cadeiras utilizadas para hidratação e medicação dos pacientes, que não recebiam reparos há cerca de 20 anos, e a compra de equipamentos como bisturis elétricos, oxímetro, aspirador de secreções, ventiladores pulmonares, processadora de raio-X, ultrassom portátil, monitores multiparâmetros, desfibriladores, eletrocardiógrafo, autoclaves, seladoras automáticas e carrinho de curativos, além de quatro cadeiras de rodas, uma lavadora de 50kg, duas lavadoras ultrassônicas, duas secadoras de roupa com capacidade para 30kg cada, e 15 televisores.
MAIS MELHORIAS
Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, que acompanha de perto o trabalho de reestruturação e modernização do hospital, as melhorias terão continuidade nos próximos meses com a reforma do Pronto-Socorro, a troca do piso da unidade, a revitalização das instalações elétricas e a construção de uma nova enfermaria com mais 24 leitos. “O Hospital de Emergência, que é uma referência na região, ficou muitos anos sem receber as melhorias necessárias e, com isso, sua estrutura ficou precária e seus equipamentos, ultrapassados. Agora, com muito trabalho, esforço conjunto e com a adoção de uma política de redução de gastos, estamos conseguimos fazer os investimentos que a unidade tanta precisava, melhorando ainda mais o atendimento prestado à população e as condições de trabalho de nossos profissionais, que sempre foram muitos dedicados”, disse o chefe do Executivo.
A reestruturação da unidade, onde já foram aplicados quase R$ 600 mil, não se limita, no entanto, à melhoria da estrutura física e à compra de equipamentos. Na última semana, a equipe do hospital recebeu um treinamento para utilização do aparelho de ultrassom portátil, utilizado para realização de exames em pacientes internados no CTI, nas áreas de obstetrícia, ginecologia, urologia, cardiologia e medicina intensiva. Com a capacitação dos profissionais e as compra dos novos aparelhos, pacientes que se encontram em estado grave não precisam ser deslocados para outras unidades do município para realizar esses exames.