QUATIS
A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 18, de 9h às 10h, na Casa da Criança, a iniciativa com a proposta de incentivar o aleitamento materno intitulada de ‘Hora do Mamaço’. O objetivo é o de ampliar o trabalho educativo realizado junto às mães e gestantes do Município visando conscientizá-las a respeito da importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês. O aleitamento materno é recomendado para crianças com até dois anos de idade, sendo fundamental até o sexto mês de vida do bebê.
Uma das responsáveis pela organização da ‘Hora do Mamaço’, a fonoaudióloga Cristiane Campbel, explica que o encontro vai orientar as mães, mulheres grávidas e qualquer moradora da cidade a respeito do aleitamento materno enquanto caminho que diminui em até 13%, o índice de mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos. “Optamos por realizar a Hora do Mamaço neste sábado, mesmo dia em que ocorrerá o Dia D de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil. E a Casa da Criança vai ser uma das unidades de imunização. Estaremos, portanto, levando mais informações a respeito do assunto para as mães que certamente vão comparecer à unidade”, disse Cristiane, acrescentando que a equipe de orientação na “Hora do Mamaço” será formada por uma enfermeira, uma assistente social e uma fonoaudióloga.
Em Quatis, o Mês Nacional do Aleitamento Materno, denominado ‘Agosto Dourado’ conta com palestras para as mães e gestantes, especialmente as mulheres cadastradas pelo Programa Saúde da Família.
O ciclo de palestras prossegue nesta quinta-feira, 15, a partir das 14 horas, no posto de saúde do Jardim Independência. No dia 22, às 15 horas, a atividade será no posto de saúde do Jardim Pollastri. Nos dias 1º e 08 deste mês, os encontros foram realizados na Clínica da Família e no posto de saúde do Mirandópolis, respectivamente.
As autoridades de saúde destacam a importância do aleitamento materno para proteger o bebê contra os riscos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, entre outros problemas de saúde.