VOLTA REDONDA
A Guarda Municipal prendeu em flagrante um homem de 43 anos acusado de agredir sua companheira, de 46, na tarde de terça-feira, 11, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado. A vítima, que vive em situação de rua junto com o agressor, contou aos agentes da Patrulha Maria da Penha que foi atingida por um soco no rosto e insultada. Ela já possuía medida protetiva contra o homem.
Após a denúncia feita por populares, os guardas localizaram o agressor e o conduziram à Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam). Ele foi autuado pelos crimes de ameaça, injúria e vias de fato, conforme a Lei Maria da Penha. O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, elogiou a atuação dos agentes e reforçou a importância das denúncias como forma de romper o ciclo da violência doméstica.
Denúncias podem ser feitas pelos números 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil).
Volta Redonda também conta com o Projeto Violeta, iniciativa do Poder Judiciário com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que garante agilidade na concessão de medidas protetivas. O processo, que vai do registro do boletim de ocorrência à decisão judicial, pode ser concluído em até quatro horas, com atendimento de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos e assistentes sociais.
Além disso, o município oferece o “botão de pedido de ajuda”, um recurso conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O dispositivo permite que mulheres em situação de risco acionem rapidamente as forças de segurança por meio do celular. Em até cinco segundos, o chamado é recebido, e a viatura mais próxima é enviada ao local, garantindo resposta imediata e mais segurança às vítimas.