RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) comemora neste dia 23 de abril seus 211 anos de história. São vários feitos a celebrar, a começar da implantação, em 1811, da Academia Real Militar. Em 1944, a instituição militar foi transferida para Resende-RJ, no complexo do Itatiaia. Atualmente, forma aproximadamente 400 Aspirantes a Oficial todos os anos, inclusive a 1ª turma mista, formada em 2021– Turma Dona Rosa da Fonseca.
Para celebrar a data, a Aman realizou uma semana repleta de atividades. A 3ª Edição do Desafio Agulhas Negras, sendo a primeira vez internacional, e a formatura simbólica, em que foram reconhecidos e agraciados com o Diploma Amigo da AMAN 11 cidadãos militares e civis, foram algumas das ações.
No dia 22 de abril, todo o Corpo Permanente e Corpo de Cadetes do Batalhão Agulhas Negras e da AMAN foram convidados a assistirem uma palestra ministrada pelo Coronel Peres, da Biblioteca da AMAN. Na oportunidade, ele ressaltou a trajetória e os valores desta rica e tradicional Academia Militar, a maior da América Latina.
Um dos marcos dessa importante data é também o Plantio de uma muda de Pau Brasil, realizado pela Seção de Meio Ambiente da AMAN, próximo à escadaria do Teatro General Leônidas, no dia 22 de abril.
Ontem e hoje, a Academia Militar das Agulhas Negras cultiva os mesmos valores. Formar Oficiais Combatentes de Carreira do Exército Brasileiro é missão diária, desde a Alvorada ao Toque de Silêncio. Em tempos de atividades intensas, como a Entrada dos Novos Cadetes; a Manobra Escolar; o Desafio Agulhas Negras; o Espadim; e o Aspirantado não há dia e nem hora para a atuação compromissada de nosso Corpo de Oficias, Subtenentes e Sargentos que são peça fundamental na formação de nossos Cadetes.