BARRA MANSA/ RESENDE
Os Hemonúcleos de Barra Mansa e Resende estão funcionando em horário diferenciado neste final de ano. A medida visa manter o número de doações e, consequentemente, o estoque do banco de sangue das cidades.
Em Barra Mansa, o hemonúcleo, que fica localizado anexo a Santa Casa, no Centro, funcionará dias 26 e 27 das 7 às 11 horas para atender doadores. De acordo com o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conte nesta época os hospitais reduzem o quantitativo de cirurgias eletivas, no entanto, por conta do aumento do número de viagens existe um risco grande de acidentes nas estradas. “Daí, a necessidade de manter o estoque”, diz, completando que o serviço volta à normalidade no dia 2, das 7 às 17 horas.
Em Resende, o hemonúcleo, que funciona no bairro Jardim Jalisco, anexo ao Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, também está com o funcionamento alterado por conta das datas comemorativas de Natal e Ano Novo, mas ficará disponível no intervalo entre os feriados.
De acordo com o cronograma feito pela Secretaria de Saúde, na quinta e na sexta-feira, dias 26 e 27, os doadores poderão realizar a doação das 8 às 11 horas. Na semana seguinte, entre o dia 30 de dezembro e o dia 1º de janeiro, o Hemonúcleo não funcionará e as doações continuam na quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de janeiro, das 8 às 11 horas. “Doadores de todos os tipos sanguíneos são bem vindos. No período de Natal, principalmente, é um período de maior sensibilidade entre as pessoas, com o espírito natalino. Por isso, esperamos que a população venha fortalecer essa corrente de solidariedade e pense na possibilidade salvar uma vida”, diz o secretário de Saúde, Alexandre Vieira.
Quem pode doar?
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias ou procedimentos como endoscopia, por exemplo.
Vale lembrar que pessoas com idade inferior a 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores.
A coordenação do Hemonúcleo ainda informa que é necessário estar sem consumir bebida alcoólica há pelo menos 12 horas. O intervalo recomendado entre doadores é de dois meses no caso dos homens e de três meses no caso das mulheres.