Programa Gente Eficiente vai ganhar ônibus adaptado

0

RESENDE

Uma cerimônia que será realizada na próxima segunda-feira, às 10 horas, no Pátio do Centro Administrativo da prefeitura, no bairro Jardim Jalisco, vai marcar a doação de um ônibus para o Programa ‘Gente Eficiente’, ligado à Secretaria Municipal de Educação. O veículo adaptado, com capacidade para 27 usuários, será doado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, localizada no Polo Industrial do município e será destinado ao transporte dos participantes do programa com mobilidade reduzida ou dificuldade de acesso.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) destacou que o ônibus é essencial para a inclusão de pessoas com deficiências. A aquisição do veículo foi possível devido à parceria com a Volkswagen. “O veículo vai ajudar muito no trabalho realizado pelo ‘Gente Eficiente’ e dar mais oportunidades para que os alunos participem de eventos, inclusive, fora da cidade. A montadora é uma grande parceira do município, que nos ajuda não só na área de educação, mas também vem contribuindo na saúde com a doação de diversos equipamentos para a Nova Santa Casa, por exemplo”, comentou o chefe do Executivo.

Para a coordenadora do ‘Gente Eficiente’, Zuleica Florentino, a doação do ônibus ajudará a expandir o atendimento aos alunos que não têm condições de locomoção. “Desde o ano passado, estamos com uma fila de espera com aproximadamente 21 alunos, que dependem de transporte para ir até a sede do programa. O ônibus vai agregar valor ao programa, dando oportunidade de inclusão futura aos interessados que têm mobilidade reduzida ou dificuldade de acesso. O veículo adquirido também servirá para levar os participantes a eventos interestaduais”, disse Zuleica Florentino, acrescentando que em janeiro, foram efetuadas seis novas matrículas. A coordenadora lembrou que a aquisição do ônibus faz parte de um projeto social apresentado à empresa doadora. “Há três anos, começamos a elaborar um projeto que foi encaminhado para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que possui uma política de responsabilidade social bastante comprometida. Durante este tempo, conseguimos nos alinhar e fomos beneficiados com uniformes e instrumentos voltados para a criação da fanfarra do programa que é formada por 45 componentes. O material foi entregue em 2017. Agora, vamos ganhar o ônibus por meio desta parceria”, salientou a coordenadora.

PROGRAMA

Fundado em 2010, o programa atende 250 pessoas de todas as faixas etárias e ambos os sexos com deficiências matriculadas. Parte delas são atendidas em período integral de 8 às 17 horas, com direito a três refeições diárias. As atividades são desenvolvidas na Área de Lazer Julieta Botelho – Parque Tobogã -, por uma equipe multidisciplinar composta por 14 profissionais. O ‘Gente Eficiente’ conta com oficinas de informática, artesanato, educação ambiental, teatro, ensino do código Braille, percussão e fanfarra, além de aulas de judô, capoeira e educação física. O programa também oferece atendimento psicopedagógico e incentivo à prática da caminhada em grupos.

Visando ampliar a oferta de serviços e otimizar o espaço do programa, a Prefeitura realizou obras de revitalização entre os dias 2 e 25 do mês passado, na sede localizada no bairro Vila Julieta.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !