RESENDE
O Núcleo de Hemoterapia de Resende (Hemonúcleo de Resende) lançou uma Campanha de Doação de Sangue para reforçar o estoque no período do Carnaval, contando com o apoio dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A campanha, que começou na segunda-feira e termina nesta sexta-feira, dia 28, visa aumentar o estoque de sangue para atender aos hospitais da região das Agulhas Negras.
De acordo com Antônia Luciana Pereira de Souza, coordenadora do Hemonúcleo, a meta é coletar a maior quantidade possível de sangue dos tipos O, A, B, AB negativos e O positivo. “Com a aproximação do Carnaval, queremos garantir que teremos bolsas de sangue suficientes para abastecer os hospitais dos municípios que o Hemonúcleo de Resende atende”, explicou Antônia. As unidades atendidas incluem o Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori, a Nova Santa Casa de Misericórdia (ambos em Resende), o Hospital Municipal São Francisco de Assis (Porto Real), o Hospital Dr. Manoel Martins Barros (Itatiaia) e o Hospital São Lucas (Quatis).
A campanha ganhou um importante reforço com a participação dos cadetes da Aman, que estão doando sangue diariamente. “Por meio de uma parceria com o grupo de regulação de cadetes da Aman, conseguimos adesão para manter o estoque de sangue estável e garantir a saúde de todos os necessitados”, comentou a coordenadora.
Antônia Luciana também fez um apelo à população para que continue doando sangue na próxima semana, após o Carnaval. “Como não podemos estocar muito sangue e a demanda aumenta durante o feriado, pedimos à população que nos ajude doando sangue na próxima semana”, solicitou.
Os doadores podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na unidade do Núcleo de Hemoterapia, localizada no anexo do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, na Avenida Marcílio Dias, 800, no bairro Jardim Jalisco. Não é necessário agendamento prévio, basta chegar dentro do horário estabelecido. Vale destacar que, após o Carnaval, o Hemonúcleo funcionará na quinta e sexta-feira.
Para participar, os doadores devem atender a alguns requisitos básicos: apresentar documento oficial com foto, estar alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. A campanha busca reforçar os estoques de sangue, que costumam diminuir no final do ano devido às festividades e viagens.