RESENDE
O Hemonúcleo estará de portas abertas neste sábado para receber os doadores que encontram dificuldades para doar sangue durante os dias de semana. Localizado no prédio anexo ao Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, o Hemonúcleo funcionará normalmente neste dia, no horário de 8 às 11 horas, com o intuito de aumentar o estoque do banco de sangue da unidade, que atende outros três municípios.
A meta diária do Hemonúcleo, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, é de 15 doadores. Neste sábado, no entanto, a expectativa é superar esse número, uma vez que com a chegada do feriado prolongado de carnaval as chances de ocorrência de acidentes acabam aumentando, fazendo com que cresça também a demanda para o banco de sangue. Outro fator importante para aumentar o número de doações no sábado é que o Hemonúcleo não funcionará durante o feriado de carnaval.
O secretário também explica que a disponibilidade da doação no sábado irá atingir um novo grupo de pessoas, que trabalha durante os dias de semana e acaba descartando a hipóteses da doação devido ao compromisso profissional. Os tipos sanguíneos mais aguardados no momento são “O positivo” e “O negativo”. “Quem for aproveitar as atrações de pré carnaval durante a tarde pode passar no Hemonúcleo antes da Folia, na parte da manhã, para fazer uma doação. É uma época de diversão, mas também é importante ter solidariedade para efetuar um gesto de amor ao próximo através da doação. A coleta é um procedimento rápido e prático, que não toma muito tempo do doador”, explica o secretário.
DOAÇÃO
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias ou procedimentos como endoscopia, por exemplo. A coordenadora esclarece ainda que menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores.
A coordenação do Hemonúcleo ainda informa que é necessário estar sem consumir bebida alcoólica há pelo menos 12 horas. O intervalo recomendando entre doadores é de dois meses no caso dos homens e de três meses no caso das mulheres.