VOLTA REDONDA
A sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, localizada na Avenida Graham Bell, nº 89, bairro Vila Mury, recebe na segunda-feira, dia 18, às 18h30min, a apresentação gratuita do grupo Tubones Coral. O evento antecipa a programação do Festival Brasileiro de Trombonistas, promovido pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), que será realizado no Rio de Janeiro entre terça-feira, dia 19, e sábado, dia 23. A entrada é gratuita e aberta ao público.
O repertório reunirá músicas de diferentes estilos, quase todas com arranjos próprios. Entre elas estão clássicos da MPB como O bêbado e a equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc), Aquele abraço (Gilberto Gil), Maria Maria e Nos bailes da vida (Milton Nascimento e Fernando Brant), além da peça Benedictus (Karl Jenkins). O grupo também levará ao palco composições da cultura amazonense, como Sentimento Caprichoso (Adriano Aguiar, Geovane Bastos e Michael Trindade), Beiradão Amazonense (Teixeira de Manaus), Vermelho e O amor está no ar (Chico da Silva).
Formado em 2013 na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Tubones Coral é um grupo instrumental composto por 11 músicos do curso de Música e dois integrantes da sociedade civil. Sob coordenação e idealização de Fábio Carmo Plácido Santos, a proposta do conjunto é explorar uma ampla diversidade musical, incluindo repertórios gospel, popular, erudito, infantil e folclórico, com destaque especial para pesquisas e apresentações de músicas regionais da Amazônia.
Em 2014, o grupo criou o Laboratório de Ensino e Práticas Musicais (Lepram), que promove a participação dos alunos em pesquisas científicas, monitorias e projetos de extensão.
Evento nacional com sabor local
A presidência da Associação Brasileira de Trombonistas é ocupada atualmente por Lélio Alves, músico formado no próprio projeto Volta Redonda Cidade da Música. Ele iniciou sua trajetória aos 12 anos no Colégio João XXIII, incentivado pelo maestro e professor Nicolau de Oliveira. Hoje, Lélio é professor da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no campus Marechal Hermes, Rio de Janeiro. “Até hoje mantenho contato com o projeto. Voltei várias vezes para ministrar masterclasses, dar aulas e tocar com alunos e músicos do Volta Redonda Cidade da Música. Por isso, fico muito feliz com essa parceria”, destacou Lélio.
O Festival Brasileiro de Trombonistas terá apresentações em importantes palcos do Rio de Janeiro, como a Escola de Música da UFRJ, o Theatro Municipal e a Sala Cecília Meirelles, entre outros.