ANGRA DOS REIS
Cumprindo a determinação do prefeito Fernando Jordão de preservar a memória cultural da cidade, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, iniciou no ano passado o trabalho de resgate do grupo folclórico “ As Pastorinhas”, cujas apresentações se encerraram no início da década de 1990.
Em dezembro de 2022 o Secretário de Cultura e Patrimônio Andrei Lara recebeu as ensaiadoras da dança, Mirian Galindo e Carolina Daher, que participavam do grupo folclórico desde a década de 70 e 90 respectivamente, dando início ao resgate do tradicional folclore. Os trabalhos também foram acompanhados por Alonso Oliveira, servidor da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
“niciamos esse resgate em 2022 e conseguimos em tempo recorde retomar os ensaios e fazer seis apresentações depois de 20 anos. Para o próximo ano a expectativa é levar as pastorinhas para outros bairros da cidade, fazendo com que a dança folclórica volte ao calendário cultural. Enquanto gestor, é emocionante resgatar nossos costumes, tão marcantes para a população de nossa cidade”, pontuou Andrei Lara.
Os ensaios do grupo, que conta com 15 personagens, já estão em andamento. O grupo vai se apresentar no aniversário da cidade, na sede da Prefeitura de Angra, no dia 5 de janeiro, às 23h, e também no dia 6 de janeiro, no Café da Manhã em frente à Prefeitura, às 8h, e às 10h no mesmo dia, em Missa Solene na Igreja Matriz.
” A transformação da sociedade passa pela implantação de ações que permitam o acesso à memória afetiva e cultural do nosso povo. Estamos trabalhando intensamente para abrilhantar ainda mais o aniversário da nossa amada cidade”, finaliza o secretário de Cultura.