RIO
O Governo do Estado reforçou as equipes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Copacabana e Botafogo para o atendimento médico durante o Réveillon, nesta quarta-feira, 31. Localizadas nas proximidades do principal palco do evento da cidade, as UPAs contarão também com o apoio de paramédicos do SAMU em motolâncias, com o objetivo de agilizar os primeiros socorros à população.
“Nossas equipes estarão em prontidão para atender de forma imediata os pacientes que chegarem à unidade. As motolâncias realizam um trabalho essencial nesse primeiro atendimento, além da facilidade e agilidade para circular em locais de grande aglomeração”, destacou a médica Vanessa Gonçalves, clínica geral da UPA de Copacabana.
Todas as 27 UPAs da rede estadual estão atuando como pontos de hidratação em razão do calor extremo. Bebedouros com água gelada foram instalados nas entradas das unidades e estão à disposição da população.
“O governo disponibilizou equipamentos e material suficientes para a hidratação imediata de pacientes que chegarem à UPA com sintomas de desidratação por conta do calor. Estamos preparados para todos os atendimentos emergenciais”, garantiu a médica da unidade.
O Governo do Estado adotou ainda o protocolo de classificação de risco, com orientações para o manejo clínico adequado de pacientes com sintomas relacionados ao calor intenso. Idosos e crianças, por exemplo, que necessitarem de hidratação extra receberão sais de hidratação nas UPAs da rede estadual ou poderão levar o insumo para casa, conforme orientação médica. Todos os hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) funcionam normalmente, com atendimento 24 horas por dia, durante os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.