PORTO REAL
Está marcada para esta sexta-feira, às 10 horas, votação na câmara para eleição dos cargos de presidente, 1º e 2º secretários. Gilberto Caldas (PSL) renunciou o cargo de presidente na sessão de última quarta-feira. Ele apresentou um laudo médico. No ano passado Gilberto passou por uma cirurgia no coração e teve complicações. No início do mês de fevereiro renunciaram aos cargos de 1º e 2º secretário, os vereadores do MDB, Fábio Maia e Carlinhos Tchaia. A justificativa foi para tratar dos assuntos da população e as atuais posições consumiam muito tempo.
Com a renúncia de Gilberto Caldas, interinamente, até amanhã, ocupa a presidência o vice Cláudio (PSD), que foi responsável por convocar uma nova eleição. O vereador Lulinha (PV) continua como 1º vice-secretário.
CARTA
Gilberto Caldas leu sua carta de renúncia na sessão de quarta-feira. “Esclareço que apesar de faltar ainda dez meses para concluir o biênio da presidência, deixo o cargo com a certeza do dever cumprido. Agradeço assim a toda população porto-realense, vereadores e vereadoras pelo voto de confiança a frente desse Legislativo a mim depositado e, portanto, peço desculpas aos nobres colegas caso tenha agido de forma inadequada e não satisfatória em algumas ocasiões”, disse, agradecendo também aos servidores da Casa.
O mandato da Mesa Diretora da Câmara de Porto Real é de dois anos. Gilberto ficou 14 meses à frente nesse seu segundo mandato como presidente. É também seu segundo mandato como parlamentar, que ele continua sendo, pois se ausentou apenas da Mesa Diretora. “Procurei de forma coerente trabalhar no coletivo junto aos vereadores, mas tudo na vida tem um começo, meio e fim. Nessa trajetória encontramos algumas dificuldades, as quais foram superadas dentro desse consenso. Mas, o mais dificultoso e o que me abalou muito, ocorreu há oito meses quando passei por uma cirurgia no coração, pela qual fiz quatro pontes de safena e duas mamárias”, lembrou o vereador, contando que depois foi vítima de uma bactéria na perna. Desde então, segundo ele, está fazendo tratamento constante, o que o impede de estar presente a todo momento na câmara, como demanda a função.
Gilberto Caldas conclui reconhecendo a dificuldade de continuar no cargo. Afirmou que continua a somar como vereador em defesa do município.
APOIO
Depois da fala de Gilberto Caldas, muitos vereadores se pronunciaram. O presidente interino, Cláudio, agradeceu ao parlamentar pelo tempo que ficou presidente. “Cuide da sua saúde e nós contamos com sua experiência para nos ajudar a tocar nossos trabalhos”, disse. Fernando do Rancho também falou da experiência do parlamentar esperando boa recuperação do mesmo.
O vereador Paulo Cesar (PSDC) também elogiou Caldas, disse que a saúde está em primeiro lugar. “Não posso deixar de parabenizar o vereador Gilberto Caldas pela atitude que teve. Tenho certeza que a saúde vem em primeiro lugar. Importante lembrar que Deus sabe de nossos problemas e nos ajuda a resolvê-los. Te desejo tudo de bom e uma ótima recuperação porque temos muito que aprender com você”, falou o vereador Valcir (PP). O vereador Lulinha (PV) mencionou que tem grande admiração por Caldas.