SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA
Antes de ser eleito deputado federal, o Delegado Antonio Furtado (PSL) sempre foi atuante nas causas de defesa dos animais. Agora, como parlamentar, aceitou o convite de ser coordenador do estado do Rio de Janeiro da Frente Parlamentar Mista de Defesa Animal na Câmara dos Deputados. Para formalizar o convite, se reuniu com o deputado federal Ricardo Izar, da bancada de São Paulo do PP.
“Pelo que tenho acompanhado do trabalho do deputado Ricardo Izar, ele tem um projeto de lei, ainda em tramitação na Câmara, que muda o Código Civil para dar aos animais uma característica de sujeito de direito sui generis. Ou seja, ele não terá obrigações, terá direitos. Até como delegado de polícia, acho importante essa medida para que o animal não seja mais visto como objeto”, declarou Antonio Furtado.
Já o deputado Ricardo Izar, disse que há a falta de interesse dos parlamentares em defender a causa animal, consequentemente, para levar pautas relevantes para serem discutidas na câmara. Para ele, o apoio do deputado federal Delegado Antonio Furtado será de grande importância para aprovação de projetos. “Ele tem uma história de relação com os animais. Para a gente, é importante ter um parlamentar do Rio de Janeiro que se preocupe com a causa animal. Quando a gente recebe alguém comprometido com essa causa é de grande valia”, explicou o deputado federal Ricardo Izar.
Além de ser atuante na defesa dos animais, Furtado reprimiu os crimes de maus tratos, aplicando a lei e conscientizando as pessoas. Realizou diversos seminários e palestras para orientar sobre o crime de maus tratos aos animais e formas de evitar e punir os agressores. E figurou campanhas em prol da adoção dos animais.