RESENDE
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda promove a edição especial do projeto “Passeio Histórico com Olhar Afro-centrado” neste sábado, dia 25. O ponto de encontro será a partir das 9 horas na Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha.
A caminhada pelo Centro Histórico conta a história de Resende a partir de seus prédios, construções e monumentos, neste mês que é comemorado o Dia da “Consciência Negra”. O roteiro foi desenvolvido para apresentar a trajetória da população negra e a sua relação com esses espaços de memória, desde o longo e violento regime de escravidão a que foram submetidos, passando pelas contribuições que os africanos e afro-brasileiros destacando o protagonismo negro em Resende e no país, com seus atores históricos que contribuíram para a construção da cidade e a formação de nossa cultura.
O Roteiro se inicia na Ponte Velha, que oficialmente recebe o nome de Nilo Peçanha, então presidente do Estado do Rio de Janeiro, cargo semelhante ao de governador, e que posteriormente se tornaria o primeiro e único presidente afro-brasileiro de nosso país. O passeio seguirá para a Praça Oliveira Botelho, a Praça da Matriz, onde aspectos da sociedade do café, os enterramentos, as manifestações culturais como o jongo, capoeira e carnaval serão abordados.
Em seguida, a Praça do Centenário, antigo pelourinho e mercado dos escravizados, que a partir da estátua do historiador Claudionor Rosa apresentaremos os atores e o protagonismo negro em nosso processo histórico. Por último, a sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, antiga casa de câmara e cadeia, lugar simbólico para a história de Resende e palco do triste 30 de abril – a chacina dos negros escravizados de nome Agostinho, Amâncio e Estevão que foram cruelmente assassinados na madrugada desse dia.