>
renascer ead digital

Parque Estadual Cunhambebe abriga mais de 400 espécies de aves na Costa Verde Fluminense

Número representa mais da metade da avifauna do estado

Por Carol Macedo
tiê sangue
728x90 iptu

COSTA VERDE

No coração da Costa Verde, o Parque Estadual Cunhambebe, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), se destaca como um verdadeiro refúgio para as aves. Com 38 mil hectares de mata preservada, o parque abriga 443 espécies, mais da metade das aves registradas em todo o território fluminense. Em um estado que conta com 807 espécies de aves, a unidade de conservação é responsável por cerca de 54% dessa rica diversidade. Entre suas trilhas e árvores, vivem aves raras e ameaçadas de extinção, encontrando ali o ambiente ideal para sua sobrevivência.

O parque, que abrange Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, é um dos maiores guardiões da biodiversidade da região e abriga, atualmente, sete espécies com algum grau de ameaça, conforme índices de referência, incluindo a Lista Vermelha da IUCN e a classificação de risco de extinção do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Entre os animais estão o formigueiro-de-cabeça-negra (Formicivora erythronotos), globalmente ameaçado, e a águia-cinzenta (Urubitinga coronata), considerada a segunda maior águia do Brasil.

“As unidades de conservação estaduais são peças-chave na proteção da nossa biodiversidade ao oferecerem um ambiente saudável e equilibrado para a fauna local. A presença dessas espécies no Parque Estadual Cunhambebe atesta a importância do nosso trabalho e confirma que estamos no caminho certo”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

O tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) é uma das espécies presentes no território da unidade de conservação. De vermelho vibrante, o animal é um dos símbolos da Mata Atlântica e sua sobrevivência depende de habitats intactos e protegidos como o oferecido pelo parque, que garante a manutenção de seus recursos naturais essenciais para a alimentação e reprodução da espécie.


Para manter toda essa biodiversidade, o Parque Estadual Cunhambebe se utiliza de uma série de ações para mapear, registrar e proteger a avifauna local. Só em 2024, foram realizados 96 monitoramentos de aves, resultando no total de 2.065 registros e a identificação de 334 espécies.

A tecnologia também é uma grande aliada. Equipamentos como os drones, armadilhas fotográficas e câmeras com lentes de grande alcance e resolução permitem a coleta de dados precisos sobre a distribuição e comportamentos das aves. Além disso, esses equipamentos auxiliam na identificação de áreas prioritárias para conservação, na avaliação dos impactos ambientais de atividades humanas e no combate a crimes como caça ilegal e tráfico de espécies.

Além dos monitoramentos, a unidade de conservação estadual promove uma série de iniciativas voltadas para educação ambiental e sensibilização da comunidade. Entre as ações está o Vem Passarinhar, programa do Inea que busca estimular a observação de aves nas unidades de conservação estaduais. A ideia é reunir entusiastas, observadores, pesquisadores e iniciantes para construir um ambiente de aprendizado e troca de experiências. A próxima edição do programa no Cunhambebe está prevista para agosto.

Sobre o parque

Com área aproximada de 38 mil hectares, o Parque Cunhambebe está situado na Região da Costa Verde do Estado e abrange partes dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro. Um dos objetivos para a criação da unidade de conservação foi assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar, e conectar os maciços florestais da Bocaina e do Tinguá.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos