BARRA MANSA E RESENDE
O ano de 2023 representou um período de oportunidades para a Fundação ArcelorMittal em Resende e Barra Mansa, no Sul Fluminense. Com projetos voltados para cultura, educação e esporte, o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal se aproximou das comunidades, proporcionando uma transformação significativa na vida de crianças e jovens. Somente no último ano, foram investidos R$ 1.314.650 nas duas cidades.
A Fundação ArcelorMittal buscou promover a democratização do acesso à cultura de duas formas: ajudando na formação de público e capacitando profissionais que desejem atuar na área cultural. Em 2023, o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do país, foi um sucesso e mais de 9 mil espectadores puderam acompanhar espetáculos gratuitos em cada uma das duas cidades. Além disso, cerca de 400 pessoas participaram do Laboratório Encantado e concluíram a Oficina de Capacitação de Recursos.
No esporte, as aulas de futebol no Centro de Treinamento da Pelé Academia e núcleos sociais de Resende e a Corrida e Caminhada tiveram a participação de 3 mil pessoas nas duas cidades. E ao todo, nas ações esportivas, mais de 3.500 pessoas foram impactadas. Atualmente, a ArcelorMittal está entre as cinco empresas que mais investem em esporte no Brasil, por meio das Leis de Incentivo, por acreditar que o esporte gera oportunidades de inclusão e formação.
Na área da educação, foram realizadas ações da Liga STEAM. Em Resende, a Formação de Educadores contou com cerca de 420 professores, sendo que 41 participaram do Prêmio Liga STEAM. Na cidade, o Projeto “Lixo eletrônico: pare, pense e faça sua parte para um mundo sustentável!”, do Colégio Municipal Getúlio Vargas, foi classificado para etapa final do Prêmio na categoria Ensino Fundamental. Já Barra Mansa recebeu o Prêmio Liga STEAM com 9 professores participantes. Ao todo, 506 pessoas acompanharam as ações de educação nas duas cidades.
A Fundação ArcelorMittal também desenvolve atividades filantrópicas nas cidades. Em 2023, o programa Ver e Viver, que aplica testes de acuidade visual em alunos e alunas da rede pública que estão nos primeiros anos da vida escolar, possibilitou a realização de 2 mil triagens, 540 consultas e a entrega de 305 óculos. No total, 4.325 crianças e jovens foram impactados. Também tivemos a realização do Diagnóstico Socioambiental Participativo e da primeira fase do Plano Diretor.