RESENDE
Preocupados com os riscos à saúde, aos quais estão sendo expostos, funcionários da fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, estão denunciando e cobrando providência com relação às condições do restaurante da unidade, classificado como básico, segundo eles, e que estariam em situação insalubre.
Em diferentes vídeos enviados ao A VOZ DA CIDADE foi possível ver a presença de uma larva em uma alface, um rato e até uma pequena cobra próximos ao local onde eles fazem suas refeições.
As denúncias também foram feitas por meio de mensagens de áudios, com colaboradores expressando grande revolta com relação ao problema que, segundo ele, já foi repassado à comissão da fábrica e também ao Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. “Essa situação já vem de um tempo e os responsáveis já foram comunicados. O rato foi semana passada, hoje (na segunda-feira) foi a cobra e depois a lagarta na salada, mas também já teve pedaço de clipes e de papel na carne moída. Muitos operários passam mal com a comida”, disse um funcionário que pediu para não ser identificado.
Outro funcionário, que não se identificou, também cobrou providências da empresa e do sindicato. “Isso é uma tragédia anunciada. Se está assim, na parte que a gente pega a comida, imagina onde eles preparam como não estão as condições. Como que a gente come em lugar que tem cobra e rato?”, questionou.
Nota de esclarecimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus
Em nota enviada ao A VOZ DA CIDADE, a informação da empresa foi a seguinte: “A Volkswagen Caminhões e Ônibus zela, acima de tudo, pela saúde e bem-estar de seus colaboradores e pelo cumprimento rigoroso de todas as normas de saúde e segurança. Seu restaurante na fábrica tem todos os alvarás de operação e é constantemente submetido à inspeção da Vigilância Sanitária e dos demais órgãos competentes, tendo todas as aprovações. A empresa também mantém em dia ações preventivas como desinsetização e desratização para controle”.
Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos terá reunião com a empresa
Conforme disse o diretor jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Vaz, a entidade recebeu vários áudios com os relatos mencionados acima e que a empresa Volkswagen entrou em contato imediatamente com ele para esclarecer os fatos. A empresa, segundo ele, estaria reestruturando o restaurante principal e, diante disso, ele agendou uma reunião com representantes da empresa nesta quarta-feira, dia 22, para inspecionar as dependências e ter mais esclarecimentos. “O Sindicato estará sempre apoiando os trabalhadores, lutando sempre pela sua dignidade. Mas cabe ressaltar que iremos acompanhar as denúncias, pois estamos sofrendo muitos ataques da oposição política que acaba disseminando situações que podem ser resolvidas de maneira fácil e com diálogo, já que a empresa sempre cumpriu com as demandas do sindicato em favor dos trabalhadores”, disse o diretor.