PARATY
Com o objetivo de debater o potencial turístico dos municípios das maiores regiões turísticas do Estado, a cidade recebeu a segunda edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa Verde. O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio). Estiveram presentes diversas lideranças políticas, incluindo o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o prefeito Luciano Vidal, além de representantes do trade e operadores de turismo.
Durante o evento, houve ações de divulgação dos municípios da Costa Verde – Paraty, Angra dos Reis, Itaguaí e Mangaratiba, com shows musicais, palestras, espaços de informações sobre os destinos, manifestações culturais, comercialização de artesanatos e produtos rurais na quadra da Matriz. A iniciativa também teve a participação de parceiros como a Fecomércio e os Conventions Bureaux locais, além da presença do Cadastur e da Abih, que realizaram uma ação especial com os meios de hospedagem da região.
De acordo com o prefeito Luciano Vidal, a parceria com o Estado tem dado certo. “O Estado sempre abre as portas para o município. Tutuca, como secretário, mostra todo o seu carinho pela cidade. A realização do Fórum aqui vem para agregar muito ao nosso município, sendo uma grande oportunidade de troca de ideias, conhecimentos e experiências”, afirmou.
Tutuca destacou que a segunda edição do Fórum serviu para debater temas importantes relacionados ao turismo. “Tudo isso agregado com o olhar particular da região. Estamos discutindo gargalos, potencialidades, trazendo informações para agregar melhorias. É um Fórum que integra conhecimento, apresentando riquezas locais, como gastronomia, artesanato, agroindústria da região e atrações culturais”, disse.
Tutuca ainda destacou o protagonismo de Paraty. “É uma cidade com vocação muito forte para o turismo, sendo o segundo município, depois da capital, que mais recebe turistas internacionais. Portanto, é protagonista da maioria de nossas ações em fóruns nacionais e internacionais. Sabemos também que a cidade como um todo precisa de suporte para se desenvolver em diversas áreas. É importante destacar o investimento que estamos fazendo na saúde, após a grande conquista do Hospital Hugo Miranda; agora avançamos na construção da maternidade e do centro de hemodiálise, com R$ 18 milhões de investimentos do governo do estado. Além disso, temos a conclusão da estrada Paraty-Cunha e do saneamento da área central da cidade. Uma cidade boa para o turista é uma cidade boa para quem mora nela”, frisou o secretário.
A deputada estadual Célia Jordão (PL), que é vice-presidente da Comissão responsável pelo tema na Alerj, também estava presente e destacou a importância das atividades turísticas de forma regionalizada. “A nossa Costa Verde é linda, com muitos atrativos culturais, gastronômicos e naturais. Por isso, iniciativas como essa são essenciais para promover e valorizar a força dessa economia na região, que tem um potencial enorme e é referência para todo o Estado do Rio e até mesmo para o Brasil”, ponderou.
Célia Jordão também defendeu a relevância do planejamento estratégico de calendários de eventos para os municípios. “Os calendários são essenciais para movimentar o turismo, especialmente na baixa temporada, para que não dependamos exclusivamente do verão para movimentar o setor nas cidades”, reforçou a parlamentar.