>
728x90 vacina (1)

Fórum de Saúde Mental reúne mais de 300 pessoas em Vassouras

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

VASSOURAS

Pelo menos 300 pessoas participaram do II Fórum de Saúde Mental de Vassouras, com o tema prevenção ao suicídio, nesta quinta-feira, 22, no Centro de Convenções General Sombra, na Avenida Otávio Gomes, Centro. O evento, que faz parte das atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, reuniu debatedores de diversas áreas como psicólogos, médicos e enfermeiros.

Membros da comunidade também participaram do evento. Uma delas é a agente comunitária, Carmen Lúcia Delgado, de 58 anos, que foi ouvir as palestras por considerar o tema de grande importância para a família. Carmen contou que passou a se interessar pelo assunto por conta da neta de 16 anos, que enfrentou um período de depressão e precisou de tratamento. Hoje a jovem que já está recuperada e vive uma vida tranquila intercalada entre os estudos e trabalho.

“A gente não percebeu a tristeza dela e quando soubemos sobre a depressão demos o maior apoio, buscamos ajuda profissional, ficamos mais atentas ao dia a dia dela, enfim, fizemos tudo que uma família deve fazer quando esses casos ocorrem”, relatou Carmen, lembrando o quanto a depressão é uma doença silenciosa, porém dá sinais claros de existência. “Deveríamos ter percebido quando a minha neta começou a se fechar no quarto e interagir pouco conosco”, concluiu Carmen.

A exemplo da vivência da família da Carmen, a diretora da Saúde Mental, Jacqueline Machado Barboza, afirma que a prevenção ao suicídio é um desafio, mas possível com ações voltadas a subjetividade humana. “Por isso realizamos este evento, cujo propósito é auxiliar os profissionais, famílias, amigos, colegas de trabalho, entre outros, que estejam dispostos a acolher a dor do outro, sem julgamentos”, completou.

A vice-prefeita, Rosi Silva, também falou sobre a importância do acolhimento e do cuidado com a dor do próximo. “Temos que ter a sensibilidade de olhar para o próximo. Não existe esteriótipo para quem tem alguma doença psicológica então vamos prestar atenção nos nossos colegas, amigos e familiares. Você pode ajudar”, comentou Rosi.

A secretária municipal de Saúde, Larissa Vieira, falou sobre a importância do evento.


“O fórum busca incentivar um ambiente de promoção à vida a partir do debate sobre ideação suicida e automutilação, numa perspectiva preventiva e de saúde mental do indivíduo e da coletividade. O principal objetivo da realização desse evento é conscientizar sobre a prevenção do suicídio e da automutilação, buscando alertar nossa sociedade a respeito dessa prática entre os jovens e adultos capacitando também toda rede pública para que possam identificar comportamentos de riscos relacionados à automutilação e ao suicídio”, completou.

TEMAS DEBATIDOS

Durante o fórum foram debatidos os seguintes temas: “A Identificação e Manejo da ideação suicida”, foi abordado pela enfermeira Paula Cristina da Silva Cavalcanti; seguida do tema “Setembro Amarelo: despertando para a vida pela via do amor comunitário”, com a psicóloga Maria Bernadete Medeiros Fernandes Lessa e Camila Teodoro da Silva, Graduanda em Psicologia pela UERJ.

Já o tema “A Implantação de Políticas Públicas em Prevenção do Suicídio”, ficou a cargo do médico Dr. Carlos Felipe Almeida D Oliveira; seguido da abordagem sobre a “A Urgência em Saúde Mental: um atravessamento pelas questões subjetivas e sociais”, apresentado pela psicóloga Lilian Magalhães Leite Costa; seguida do tema “O Sistema Familiar e a Proteção ao Suicídio”, abordado pelo psicólogo Diogo Muxfeldt Paim.

O evento seguiu ainda com apresentação do tema “A Medicalização do Sofrimento, apresentado pela psicóloga Renata Zappa Tavares; Suicídio: O silêncio de uma dor, abordado pelo psicólogo e psicanalista Adilson Novaes Motta.

O encerramento ficou por conta do tema “As equipes de Saúde frente ao Suicídio: a estigmatização do paciente”, a ser abordado pela psicóloga Bárbara Batista Silveira

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos