BARRA MANSA
Barra Mansa vivenciou no último domingo, 27, mais um capítulo de fé, tradição e resistência cultural com a realização da Fogueira de Sogbo, no bairro Santa Clara. Promovida pelo Terreiro Vodunxó, a celebração ancestral reuniu dezenas de fiéis em homenagem ao vodun Sogbo, uma das divindades mais reverenciadas da Nação Jeje, na tradição do povo Jeje Mahin.
Realizada há mais de uma década de forma contínua, a Fogueira de Sogbo se consolidou como um dos marcos espirituais do terreiro, que carrega mais de 50 anos de história na cidade. Para o sacerdote Hungbono Klaudio Agessi, líder espiritual da casa, a edição deste ano marca o início de uma nova fase. “Pela primeira vez, sentimos que a fogueira precisa ocupar também a rua. A edição de 2026 será um grande desafio e uma linda oportunidade de ampliar a celebração”, afirmou.
O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos participantes, que acompanharam o ritual marcado por cânticos, danças e reverência às forças da natureza. De acordo com Hungbono, a próxima edição será a maior já realizada e contará com uma programação cultural paralela, incluindo apresentações musicais, praça de alimentação, brinquedos para crianças e atrações para todas as idades.
A proposta, segundo o sacerdote, é tornar a Fogueira de Sogbo não apenas uma celebração religiosa, mas também um espaço de encontro e comunhão entre a tradição afro-brasileira e a comunidade local. “Sogbo é vida, vodun é alegria, é festa e é comunhão. Queremos que todos se sintam convidados, seja para vivenciar a parte ancestral, seja para curtir a parte cultural. Será um evento para toda a família”, completou.