FLIR 2025 une literatura e sustentabilidade em feira gratuita em Resende até domingo

Evento reúne mais de 300 artistas, homenageia Altamiro Pimenta e vai até domingo na cidade

Por Cyntia Freitas
44.cf.res.cidades.flir 2025 celebra literatura.1.feira.divulgaÇÃo (2)

RESENDE

O município recebe, a partir desta quinta-feira, dia 5, a 11ª edição da Feira do Livro de Resende (FLIR), que este ano traz o tema “Literatura e Sustentabilidade: Escrevendo um Futuro Melhor”. A feira acontece até domingo, dia 8, na Área de Exposições de Resende, no bairro Morada da Colina, das 9 às 21 horas, com entrada totalmente gratuita.

A FLIR 2025 é realizada pela Look Mídia e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O evento consolida-se como um dos principais encontros culturais do Sul Fluminense, integrando literatura, educação, arte e consciência ambiental.

“O objetivo da feira é promover o livro e a leitura como ferramentas de transformação, além de valorizar a produção artística regional, o diálogo intergeracional e o respeito ao meio ambiente. Com uma proposta acessível, inclusiva e participativa, a FLIR visa atender a todos os públicos- crianças, jovens, adultos, idosos e educadores”, disse Amanda Elias, uma das organizadoras da FLIR.

44.cf.res.cidades.flir 2025 celebra literatura.2.felippe.divulgaÇÃo

Felippe Barbosa, Clara Savelli e mais autores marcam presença na FLIR – Divulgação

Neste ano, o evento presta homenagem ao patrono Altamiro Pimenta, personalidade fundamental na história da cidade. Reconhecido por seu trabalho em favor da educação, da cultura e do bem-estar social em Resende, Altamiro Pimenta é celebrado por seu legado como educador, gestor público e incentivador da leitura ao longo do século XX.

Mais de 300 artistas e ampla programação

A FLIR contará com a participação de mais de 300 artistas, 20 expositores entre editoras, livrarias e sebos- muitos deles oferecendo descontos especiais. Haverá ainda um conjunto diversificado de oficinas, palestras, debates, contações de histórias, apresentações teatrais e musicais, além de atividades de ciência, tecnologia e memória cultural.

A programação inclui diversos espaços. Dentre eles: Auditório Literário – com palestras, bate-papos e oficinas literárias; Palco Cultural – com shows, performances, teatro e dança; Flirzinha dedicada ao público infantil com contação de histórias e encontros com autores; Caravana da Ciência – com experiências interativas em ciências e tecnologia; Casa Claudionor Rosa – ponto de cultura e museu que resgata histórias de Resende e região e o Espaço do Escritor – com sessões de autógrafos, lançamentos e encontros com mais de 80 autores de todo o Brasil.

Convidados de destaque nacional

Entre os nomes confirmados para esta edição estão autores, educadores, animadores e ilustradores premiados nacional e internacionalmente. Os destaques incluem: Felippe Barbosa – Escritor e criador de conteúdo com foco em horror e fantasia. Autor do livro Os Quase Completos, vencedor do Prêmio Pólen de Literatura. Possui mais de 400 mil inscritos no YouTube, onde compartilha resenhas e análises de obras literárias e cinematográficas. Atualmente, trabalha em um novo livro de terror sobrenatural. Valu Vasconcelos – Referência na animação brasileira, é CEO do Valu Studios e diretor premiado de obras como La Otra Forma, com prêmios nos EUA, França, Colômbia e Brasil. Foi diretor de animação do longa Cedo Demais (Disney/Star+) e codiretor de Princesa de Elimya. Autor das obras As Aventuras de Poti e Andaluz – Leguminus, também produz séries como JARAU e Megasônicos NG.Roger Mello Ilustrador e autor de renome internacional, vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen (o “Nobel” da literatura infantojuvenil), além de 10 Prêmios Jabuti. Suas obras foram publicadas em mais de dez países. É também dramaturgo, cenógrafo e defensor da literatura como prática cidadã. Professor Moisés Machado – Educador, músico e autor premiado. Escreveu o livro Movimento Sextou: a escola como lugar de felicidades. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Criatividade Docente (Perestroika) e do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero (CEERT). Atua pela educação antirracista, afetiva e transformadora. Clara Savelli – Escritora que começou sua trajetória em plataformas digitais como Wattpad, onde alcançou quase 5 milhões de leituras. É autora de As Férias da Minha Vida (Editora Intrínseca) e coautora de A Matemática das Relações Humanas. Também atua como roteirista e possui ampla presença em comunidades de leitores nas redes sociais.

Sustentabilidade e cidadania no centro do debate

A FLIR 2025 amplia o debate sobre meio ambiente, equidade, memória e cidadania, integrando ações educativas com práticas sustentáveis. A organização do evento destaca a importância de unir literatura e meio ambiente para escrever um futuro mais justo e consciente, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A feira também abre espaço para escolas públicas e privadas da região, com visitas guiadas e atividades pedagógicas. Professores, gestores escolares e estudantes participam ativamente de rodas de leitura, apresentações e encontros com autores.

Para o público em geral, a feira é uma oportunidade de imersão cultural, de troca de saberes e de encontro com diferentes expressões artísticas.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento: www.feiradolivroderesende.com

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos