BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí começou a viver um fim de semana literário nesta quinta-feira (2), com a abertura da FLIB 2025 – Feira Literária Barrense. A programação, que segue até domingo (5), reúne estandes de livrarias e editoras, contação de histórias, apresentações musicais e encontros com escritores, tudo espalhado pela Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade.
O evento, realizado pelo Instituto Dagaz em parceria com a Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura, conta com o apoio da Prefeitura de Barra do Piraí e oferece mais de 30 atrações gratuitas durante quatro dias. A iniciativa é inédita na cidade e tem como público principal os estudantes das redes pública e particular da cidade e municípios vizinhos, com possibilidade de visitas guiadas para escolas que agendarem previamente.
Nos estandes, visitantes podem encontrar livros de diferentes gêneros. Para o comerciante Jadson Lima, participante da feira, a experiência é transformadora para as crianças. “Recebemos alunos do distrito de São José do Turvo. Muitas delas nunca tinham entrado em uma livraria. Estar aqui é uma oportunidade única de se aproximarem dos livros”, destacou.
A escritora carioca Silvia Castro também marcou presença, apresentando trechos de três de seus cinco livros. De maneira lúdica, envolveu os estudantes na contação das histórias. “Trabalhei como professora por 30 anos e adoro compartilhar histórias que valorizem nossas raízes brasileiras e temas culturais importantes”, afirmou a autora. O jovem Miguel Soares, de 11 anos, participou ativamente, elogiando a interação: “Cada história tinha uma lição. Foi muito legal participar”.
A abertura oficial aconteceu no Palco Principal, reunindo autoridades locais e regionais. A secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, destacou a importância do evento para a formação das crianças: “Barra do Piraí investe no futuro ao incentivar o hábito da leitura. Aproveitem ao máximo cada atividade da FLIB”.
Para Marinez Fernandes, presidente do Instituto Dagaz, a realização da feira na cidade é motivo de celebração. “Estamos felizes de trazer uma feira à altura da população barrense”, disse. Já o secretário de Cultura e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, reforçou o papel do evento no desenvolvimento da cidade e convidou todos a frequentarem a biblioteca municipal.
A prefeita Katia Miki agradeceu aos parceiros do evento e reforçou a prioridade dada às crianças. “Cada detalhe da FLIB 2025 foi planejado com cuidado. Essa primeira edição vai ficar na memória da cidade. Nossa riqueza está em cada um de vocês!”, afirmou.
O destaque do primeiro dia foi a presença da escritora e atriz Thalita Rebouças, que realizou sessão de autógrafos e compartilhou sua trajetória de mais de 25 anos de carreira, com 28 livros publicados. Thalita contou que sua decisão de se tornar escritora enfrentou críticas iniciais, mas hoje é reconhecida nacionalmente. A jovem Maria Clara, de 13 anos, se encantou com a autora e soube de suas novidades, incluindo um projeto gravado em Hollywood.
Confira a programação:
Dia 3 (sexta-feira)
Contação de histórias
9h – Lucas Barbieri
11h – Jorge Luis dos Santos
15h – Lucas Barbieri
15h30 – Jorge Luis dos Santos
Palco Principal
9h30 – Cia Mimos Brasil
10h30 – Cecília Reis – Bailinho Kids
14h – Cia Mimos Brasil
15h30 – Cecília Reis – Bailinho Kids
Sala de palestras (auditório)
10h – Elaine Marcelina
10h45 – Roberto Blattes
11h30 – Marilia Pirillo
14h – Marilia Pirillo
15h – Roberto Blattes
15h45 – Elaine Marcelina
Espaço dos autores
9h – Alex Andrade
11h – Eliza Moreno
13h – Alex Andrade
16h30 – Eliza Moreno
Dia 4 (sábado)
Contação de histórias
9h30 – Jefferson Rufino
11h – Helena Amorim
14h – Jefferson Rufino
15h30 – Helena Amorim
Palco Principal
9h30 – Circo Macaco Prego
16h – Bia Bedran
18h30 – Patrulha Canina
Sala de palestras (auditório)
9h – Melissa Xakriabá
13h – Melissa Xakriabá
Espaço dos autores
10h – Ninfa Parreiras
11h – Raphael Moreira
13h30 – Ninfa Parreiras
14h30 – Cristina Ferreira
16h – Raphael Moreira
17h30 – Cristina Ferreira
Dia 5 (domingo)
Palco Principal
10h – Capoeira Dagaz
12h30 – Off Samba
14h30 – Empolga Samba
18h – Jongo Semente da África
Espaço dos autores
15h – Chá das Princesas
Saiba quem são os autores, escritores e poetas de Barra do Piraí presentes na feira
Júlia Maria
Cleide Rocha
Maria Ester Figueiredo
Orlando Pimentel
Adilson Guedes
Vivian Duarte
Lukas Barbieri
Viviane Camerano
Vicente Lampião
Gerson Faria Gomes
Saulo Soares
Jorge Vieira
Marcos Alvarenga
Mirella
Guto Cariello
Roberto Nogueira
Fabíola Sartori
William Alves
Simone Chedid
Natalia Nami
Jorge Barbosa
Ciomara Albino Dias






