RIO DE JANEIRO
Flamengo e Fluminense duelam a partir das 21h10min desta quarta-feira, dia 8, no Estádio do Mário Filho, o Maracanã em partida válida pela 11ª, e última, rodada da primeira fase da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. E o clássico é importantíssimo tanto para definir a classificação final da etapa inicial da competição como o campeão da Taça Guanabara.
A equipe Rubro-Negro chega ao clássico em baixa. Comandado pelo técnico português Vítor Pereira, o time não tem apresentado um bom futebol dentro de campo nas últimas partidas e competições, o que causa preocupação entre os torcedores da equipe da Gávea.
Além disso, o Flamengo desperdiçou a oportunidade de abrir a temporada de 2023 com a conquista de três títulos: Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes da Fifa e Recopa Sul-Americana.
O rubro-negro chega ao confronto final com desfalques. O zagueiro David Luiz e o volante Thiago Maia se machucaram no jogo em que foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0, na última rodada e estão fora. Já o atacante Pedro é dúvida para o clássico desta noite.
O técnico Vítor Pereira esboçou o time titular com a presença do zagueiro Rodrigo Caio, o que faz com que o provável Flamengo vá a campo com Santos; Varela, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Ayrton Lucas; Vidal, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Everton Cebolinha (Pedro); Gabriel Barbosa.
Já o Tricolor das Laranjeira vive boa fase, em especial após a goleada de 5 a 0 sobre o Bangu no último sábado, dia 4. A comandada por Fernando Diniz vem empolgando seus torcedores e muitos estão confiantes em uma vitória para selar o título da Taça Guanabara.
O lateral-esquerdo Jorge e o zagueiro Manoel seguem fora por problemas médicos, o que faz com que o técnico Fernando Diniz deva repetir o time que bateu o Bangu: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Alexsander; André, Martinelli, Ganso e Arias; Keno e Cano.
Em entrevista coletiva concedida na última terça-feira, dia 7, o volante André minimizou o clima pesado do outro lado: “O time do Flamengo é muito bom. Até o mês passado estava disputando o Mundial. E sobre a vantagem deles – a do empate -, acho que se a vantagem fosse para o nosso time ia jogar da mesma forma. Nosso time impondo o ritmo de jogo, como faz contra todos os times”, ponderou o tricolor.
Mais do que o título da Taça Guanabara, as posições finais na competição também estão em jogo. Isso porque os jogos de Vasco, Volta Redonda e Botafogo interessam diretamente à dupla Fla-Flu, que, dependendo dos resultados, pode se encontrar novamente nas semifinais.
Para o Fluminense, basta vencer o jogo que será campeão. Se empatar, poderá ser ultrapassado pelo Vasco (com o Cruzmaltino tirando três gols de saldo). Caso perca o clássico, o Fluminense poderia até mesmo ficar de fora das semifinais. O cenário é improvável, mas pode acontecer se o Volta Redonda vencer o Boa Vista, também nesta quarta-feira, às 21h10min, e tirar uma diferença de três gols e o Botafogo triunfar contra a Portuguesa, também às 21h10min, e tirar uma diferença de sete gols de saldo.
Para o Flamengo, um simples empate já garante o primeiro lugar. Se perder, poderá ser ultrapassado pelo Vasco, mas apenas se Cruzmaltino bater o Bangu na quinta-feira, dia 9.
Já o Resende, lanterna da competição com apenas 4 pontos em dez jogos, encara o Audax Rio, no Estádio Luso Brasileiro também nesta quarta-feira, às 21h10min.