BARRA MANSA
Finalmente está disponível o novo trabalho da banda Figurótico, o EP ‘Arquitetura Noturna’. São sete músicas inéditas, sendo duas destas lançadas como singles no mês passado. Esse é o terceiro trabalho da banda, que vem a suceder os anteriores: ‘Mamãe, Eu Quero Voltar no Tempo’, de 2006 e ‘Nos Bastidores da Falácia’ de 2012.
A banda faz uma navegação pelas influências que os cercam e que induzem a desdobramentos da sua identidade sonora, explorando novos instrumentos nas canções de agora; com uma busca incessante por sentimentos, luz e som – como dito na música ‘Parado na Esquina’. Nesta o instrumento ‘de fora’ adicionado como ingrediente ao som base do trio – composto por Figurótico (guitarra e voz), Eduardo Pança (baixo) e Paschoal Júnior (bateria) – foi o Piano e Órgão Hammond de Dario Aragão Neto.
Em ‘Pois é, Poesia’ e ‘Pequenos Heróis’ o responsável por ratificar a aura folk rock nas duas foi Rodrigo Novaes, experiente guitarrista que entrou com Violão Dobro e Bandolim. Fazendo uso de seu conhecimento e predileção pelos sons acústicos de Led Zeppelin e Yes. A voz de Bruno Gouveia, do Biquini Cavadão em ‘Pois é, Poesia’ é a cereja do bolo no disco. Trouxe à música leveza alinhada à sofisticação de uma das melhores e mais potentes vozes do Rock Brasil em atividade.
Este projeto foi fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do Fundo Municipal de Cultura de Barra Mansa (RJ), através da Fundação Cultura Barra Mansa FCBM. As músicas podem ser ouvidas através da sua plataforma digital de preferência, ou através da playlist no Youtube.
Participações especiais: Bruno Gouveia – voz e vocais em “Pois é, Poesia”; Rodrigo Novaes – violão dobro e bandolim em “Pois é, Poesia” e “Pequenos Heróis”; Dario Aragão Neto – piano e teclados em “Parado na Esquina” e “Pois é, Poesia”; Walmer Carvalho – saxofone barítono e tenor em “Tristeza de Feriado”. e sax tenor em “Peixes no Almoço”.