ITATIAIA
Estão abertas as inscrições para o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), da Fundação para a Infância e Adolescência, no Polo de Itatiaia. São vagas voltadas ao público adolescente, com objetivo de prepará-los e inseri-los no mercado de trabalho. Os adolescentes interessados devem cumprir alguns pré-requisitos e podem se inscrever no endereço https://forms.gle/WL2RtJx3EK7WGtMS6 até dia 24 de julho (domingo).
Os adolescentes devem ter entre 15 e 16 anos incompletos e estarem matriculados e frequentando efetivamente o Ensino Fundamental ou Médio. Também podem participar adolescentes que estejam cumprindo medidas sócias educativas. O curso é elaborado, executado e avaliado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e será desenvolvido em contraturno escolar, complementar à formação básica oferecida pela escola. O adolescente deve estar normalmente matriculado, ativo e permanecer frequente na escola durante toda sua experiência no PTPA.
Os módulos formativos do curso são: Matemática e Raciocínio lógico; Português e Redação; Técnica, Tecnologia e Mídias sociais; Teatro, Música e Produção Artístico-Cultural; Humanidades Aplicadas; Noções Administrativas e Financeiras; Resiliência. As aulas serão realizadas no polo da FIA de Itatiaia, na modalidade presencial e terão duração de três meses, totalizando a carga horária de 320 horas.
“Este é um programa que visa formação profissional, além de auxiliar os adolescentes em se inserir no mercado de trabalho, são muitos pontos positivos. Após a conclusão do Curso de Capacitação, há a possibilidade de adolescentes serem encaminhados para o estágio laboral, que consistirá em trabalho administrativo, de escritório ou secretariado em contraturno escolar, com intuito de inserir, conscientizar, preparar e acompanhar o adolescente em sua primeira experiência no mundo do trabalho”, explicou o coordenador do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) em Itatiaia, Felipe Santos.
“Estamos muito felizes em poder divulgar essas inscrições, de um projeto tão importante e de tanta credibilidade que vai beneficiar muito nossos adolescentes. Durante todo o processo de sua inserção no Programa de Trabalho Protegido na Adolescência o adolescente será acompanhado por equipes pedagógica, administrativa, psicológica e de assistência social. É uma grande conquista para nós”, relatou a consultora de Projetos para a Assistência Social, Simone Barbosa.
Para acessar o edital de inscrições acesse o link abaixo: https://drive.google.com/file/d/17H4wLNEEFWj6GgUwGrNALUlolvWN9lQA/view?usp=sharing