VOLTA REDONDA
Seguem abertas até o dia 10 de setembro as inscrições para a mostra competitiva de documentários do Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade. Interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro para documentários nacionais de longa, média e curta-metragem. O festival vai ter a sua primeira edição realizada em Volta Redonda entre os dias 6 e 9 de novembro deste ano. Essa edição tem como objetivo principal relacionar cinema e sustentabilidade.
Podem participar moradores de Volta Redonda e da região, que irão assistir aos filmes, debater e participar de oficinas com o foco na emergência climática, em como pode promover práticas sustentáveis e que protejam o meio ambiente.O festival pretende exibir documentários nacionais e internacionais, de longa, média e curta-metragem, divididos em mostras competitiva e paralelas. O evento é uma produção da Urbano Filmes, em parceria com o Ecofalante, maior festival de cinema dedicado aos temas socioambientais da América Latina, coprodução da Cavideo.
Informações sobre o vento podem ser obtidas no site www.festivalvrambiental.com.br. Podem se inscrever documentários de longa, média e curta-metragem, produzidos entre 2023 e 2025, com temática ambiental, especialmente sobre emergências climáticas. Os filmes do 1º Festival VR Ambiental serão exibidos nas mostras ‘Competição Nacional’, ‘Panorama Internacional’ e ‘1 Minuto Clima’, esta dedicada a vídeos de um minuto feitos por estudantes da Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, a partir de oficinas promovidas pelo festival. Esse mesmo projeto também será realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), exclusivamente para os campus de Volta Redonda.
ATIVIDADES DO VR AMBIENTAL SERÃO GRATUITAS
Vale lembrar que todas as atividades do VR Ambiental serão gratuitas e acontecerão no Gacemss, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni e no auditório da UFF, o9s três locais no bairro Vila Santa Cecília. O Festival visa a formação e capacitação do público, baseadas nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A data do evento foi estrategicamente escolhida por ser a véspera da COP 30, a conferência climática mais importante do mundo, que este ano acontece no Brasil, em Belém (PA).
Segundo destacou o produtor e cineasta volta-redondense Marco Antônio Pereira, o idealizador do festival, o evento pretende oferecer ao público um debate reflexivo sobre a emergência climática, tema que abrange os principais problemas ambientais contemporâneos, que vão desde as inundações das cidades provocadas pelas intensidades de chuvas, desabamentos de encostas, secas prolongadas até mesmo a insegurança hídrica e alimentar que forçam milhares de pessoas a deixarem suas casas no mundo todo. Mais informações sobre o festival e as inscrições no site:
www.festivalvrambiental.com.br ou no Instagram: @festivalvrambiental.
Festival VR Ambiental segue com as inscrições abertas para mostra competitiva de documentários
Interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro para documentários nacionais de longa, média e curta-metragem
O festival vai ter a sua primeira edição realizada em Volta Redonda entre os dias 6 e 9 de novembro deste ano – DIVULGAÇÃO


