BARRA DO PIRAÍ
O público do 10º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí teve uma sessão especial neste sábado, 25, com a exibição gratuita de “Mauricio de Sousa: O Filme”, no CineShow. A produção emocionou estudantes, professores e admiradores do criador da Turma da Mônica, ao retratar a trajetória de um dos maiores ícones da cultura brasileira.
O longa, produzido por Jaime A. Schwartz, apresenta a história de superação, talento e criatividade de Mauricio de Sousa, destacando o impacto de sua obra na formação de gerações de leitores. “O Mauricio é um verdadeiro herói nacional. Seu trabalho ensinou milhões de brasileiros a ler e a sonhar. Esse filme busca levar arte e inspiração para escolas, comunidades e todos os públicos, mostrando o poder transformador da cultura”, destacou o produtor.
O diretor-geral do Polo Audiovisual e idealizador do festival, Roberto Monzo, explicou que a homenagem foi planejada especialmente para este ano, em que o artista celebra nove décadas de vida. “Comemorar os 90 anos de Mauricio de Sousa é celebrar uma história de criatividade, dedicação e amor pela arte. O festival encontrou o momento ideal para essa homenagem, que aproxima o público de um legado cultural imenso”, afirmou Monzo.
Entre os espectadores, a sessão foi marcada por emoção e nostalgia. O aposentado Jorge Luiz Santos Barbosa elogiou a escolha do filme. “Valeu cada minuto. O Mauricio influenciou gerações e continua inspirando com sua história de vida e talento”, disse.
A advogada Natasha Camila também se emocionou. “Ler a Turma da Mônica foi parte da minha infância. Assistir ao filme agora é reviver lembranças e reconhecer a grandeza do trabalho dele”, contou.
O festival, realizado pelo Polo Audiovisual de Barra do Piraí, conta com o apoio da Prefeitura, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
As atividades seguem até este domingo, 26 quando acontece o encerramento e cerimônia de premiação, a partir das 17h30, na Praça de Ipiabas, reunindo estudantes e profissionais do audiovisual em uma celebração à arte e à educação.