VOLTA REDONDA
Até o dia 12 de outubro, o Centro Cultural Fundação CSN, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda, recebe uma intensa programação cultural gratuita com espetáculos, oficinas e debates. O grande destaque é o Festival de Teatro da Rua 21, que reúne companhias locais e regionais em uma mostra plural e acessível ao público de todas as idades.
Com uma agenda que ocupa tanto o Centro Cultural quanto outros espaços da cidade, como o Zoológico Municipal, Palco Cultural e a Quadra Beatriz Gama, o festival reforça o papel do teatro como ferramenta de transformação social, crítica, política e de desenvolvimento humano. Além das apresentações teatrais, a programação contempla oficinas, roda de conversa, espetáculos e intervenções artísticas que incentivam a troca entre artistas e comunidade.
“Levar esse festival para espaços públicos reafirma a arte como parte viva da cidade e do cotidiano das pessoas. É trabalhar o pertencimento urbano por meio da criação artística, ressignificando lugares e promovendo uma conexão afetiva entre o cidadão e seu território. Destacamos também a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda, fundamental para a realização deste projeto. Essa união entre iniciativa artística e poder público é essencial para fortalecer políticas culturais permanentes, acessíveis e democráticas”, afirma Giane de Carvalho, Coordenadora do Centro Cultural Fundação CSN.
A abertura do festival acontece no dia 2 de outubro, às 19h, com o lançamento do livro “Liderança em cena: uma jornada entre Shakespeare, teatro e gestão”, do engenheiro e mestre em arte da cena Nuno Saramago. O autor também participa da roda de conversa “Teatro e Liderança”, ao lado de Danilo Nardelli, professor e mestre em teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Ana Paula Gonçalves, Gerente de Gente e Gestão da CSN, com mediação de André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN.O livro de Saramago propõe uma abordagem inovadora ao conectar teatro e liderança, inspirando-se em personagens de Shakespeare e nas artes cênicas para refletir sobre competências fundamentais no mundo corporativo, como comunicação, empatia e gestão de conflitos.
“O Festival de Teatro da R21 é uma celebração da cena artística e um convite à reflexão e ao encontro. Para a Fundação CSN, oferecer este espaço no Centro Cultural significa valorizar os artistas locais, estimular a formação e reafirmar o papel da cultura como instrumento de desenvolvimento social”, destaca André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN.
As programações culturais iniciam no dia 3 de outubro, às 19h, com o espetáculo ‘Greve dos Signos’, da diretora Stael de Oliveira. A produção trata sobre um ato de protesto dos signos pela forma que os humanos lidam com a astrologia, ciência dos astros que une o homem ao universo. Na história, os signos estão indignados com a falta de respeito dos mortais e vão usar suas ferramentas para mostrar seu valor.
Com espetáculos que passeiam entre clássicos, narrativas contemporâneas e produções infantis, o Festival de Teatro da Rua 21 transformará o Centro Cultural Fundação CSN em palco de diversidade e potência artística, fortalecendo Volta Redonda como um território de produção cultural, democratizando o acesso à arte e valorizando artistas locais.
Confira abaixo a programação completa do Festival:02/10 (quinta)
Lançamento do Livro Liderança em Cena: Uma Jornada entre Shakespeare, Teatro e Gestão, de Nuno Saramago
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
03/10 (sexta)
Espetáculo Greve dos Signos – Cia Arte em Cena
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
04/10 (sábado)
Espetáculo Os Saltimbancos – Cia Ohana
Horário: 14h
Local: Zoológico Municipal – Arca do Saber
Endereço: R. 93-C, 1171 – Vila Santa Cecília
05/10 (domingo)
Espetáculo Amadinho: o reizinho do sertão – Cria Teatro
Horário: 14h
Local: Zoológico Municipal – Arca do Saber
Endereço: R. 93-C, 1171 – Vila Santa Cecília
06/10 (segunda)
Espetáculo O Auto – Coletivos MuDarTe e Vertente
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
07/10 (terça)
Espetáculo Jardim das estrelas perdidas – Cia Ribalta
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
08/10 (quarta)
Espetáculo Amadinho: o reizinho do sertão – Cria Teatro
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
Oficina Os quatro elementos como condutores teatrais – Stael de Oliveira (Cia Arte em Cena) Horário: 19h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
09/10 (quinta)
Espetáculo Trupe de Volta – Cia Risca
Horário: 15h
Local: Palco Cultural
Espetáculo A última carta – Grupo Cênico Estudarte
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
09/10 (sexta)
Oficina Jogos teatrais – Flávia Nascimento (Cria Teatro)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
10/10 (sexta)
Espetáculo Zinha a baratinha – Cia Arte in Foco
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
Intervenção Circo de Volta – Cia Risca
Horário: 15h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
Oficina O jogo da máscara teatral – Danilo Nardelli (Coletivo Teatral Sala Preta)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
11/10 (sábado)
Espetáculo História de todas as cores – Cia Ohana
Horário: 14h
Local: Zoológico Municipal – Arca do Saber
Endereço: Endereço: R. 93-C, 1171 – Vila Santa Cecília
Espetáculo Papel de parede amarelo – Nathália Dias Gomes
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
12/10 (domingo)
Espetáculo Jardim das estrelas perdidas – Cia Ribalta
Horário: 11h
Local: Quadra Beatriz Gama
Endereço: Av. Engenheiro Francisco Sabóia Barbosa Filho, 3000 – Retiro
Para mais informações e agendamento de turmas, ligue (24) 3344-1990
Educação Infantil é a quarta unidade de ensino a ser contemplada e terá criação de quatro novas salas, manutenção do telhado, serviços elétricos e hidráulicos
A Prefeitura de Itatiaia iniciou as obras da quarta unidade da rede municipal de ensino: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria da Penha Conde, que fica no bairro Jardim Itatiaia. O CMEI está sendo contemplado com obras de reforma e ampliação.
As obras estão nas fases iniciais, mas o CMEI Maria da Penha Conde será ampliado com a criação de quatro novas salas, sendo duas com banheiros. O cronograma de serviços ainda inclui uma revitalização completa com melhoria da rampa de acesso, que não atende a norma; troca dos pisos; revisão elétrica e hidráulica; manutenção do telhado nas áreas com infiltração; além de pintura completa da unidade.
Atualmente no CMEI os alunos utilizam contêineres alugados como salas de aula. A construção das salas de aula permitirá que os alunos estudem em espaços mais adequados, além de diminuir gastos públicos com o aluguel dos contêineres.
-Ficamos muito felizes em poder iniciar as obras de reforma da quarta unidade deste projeto que estamos realizando para reforma das escolas e creches de Itatiaia. O CMEI atende mais de 200 crianças e esta obra será muito importante para proporcionar aos alunos um espaço novinho, seguro e adequado para se desenvolverem. Sabemos que ainda tem muito o que fazer, mas estamos trabalhando por uma educação pública de qualidade, pois os alunos de Itatiaia merecem – destacou o prefeito, Kaio Márcio.
Vale lembrar que a Prefeitura realiza também as obras de reforma e ampliação do Colégio Municipal Professor Pedro de Souza Rangel, na Vila Odete; revitalização da Escola Municipal Wagner Guimarães, no bairro Campo Alegre; e mais recentemente a reforma do Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier, em Penedo.
Agência Móvel da Light leva atendimento a municípios do Vale do Paraíba
Neste mês de outubro, a van da concessionária percorre cidades da região oferecendo mais de 20 serviços
A Light leva atendimento itinerante ao interior do estado com a Agência Móvel, que percorre municípios para oferecer, de forma prática e próxima da população, mais de 20 serviços presenciais. Neste mês de outubro, a van atenderá cidades do Vale do Paraíba, sempre das 10h às 15h, em pontos estratégicos definidos em parceria com as prefeituras.
Entre os serviços disponíveis estão: negociação de débitos com condições especiais, solicitação da Tarifa Social de Energia Elétrica, atualização de titularidade, orientações sobre a conta de luz e a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED, mais econômicos e eficientes. Para ter acesso a esses serviços, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e a conta de energia mais recente.
De acordo com Edimilson Bandeira, gerente de Relacionamento com Clientes da Light, a iniciativa reforça a importância de estar presente em diferentes localidades. “Queremos estar cada vez mais próximos da população, levando soluções rápidas e eficientes. A Agência Móvel é uma forma de facilitar o acesso aos nossos serviços e mostrar que estamos atentos às demandas de cada cidade que visitamos”, destaca.
Além do atendimento móvel, a concessionária reforça que os clientes também contam com canais digitais de atendimento. A Agência Virtual, recentemente reformulada com layout mais moderno, navegação simplificada e maior segurança, está disponível em agenciavirtual.light.com.br. Os serviços também podem ser acessados pelo aplicativo Light Clientes e pelo WhatsApp: (21) 99981-6059.
Confira as datas e locais da Agência Móvel neste mês
02/10 – Paraíba do Sul – Praça Garcia
07/10 – Valença – Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima)
09/10 – Rio das Flores – Praça Coronel Sucena
14/10 – Mendes – Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira, nº 250 – Centro
16/10 – Piraí – Praça Nossa Senhora Santana
21/10 – Rio Claro – Av. João Baptista Portugal, 230 – Centro
23/10 – Comendador Levy Gasparian – Praça Beira Rio.