RESENDE
O distrito de Engenheiros Passos recebe domingo o Festival de Inverno de Fanfarras e Bandas. A iniciativa é promovida pela prefeitura e reunirá corporações de várias cidades.
O Concurso de Bandas e Fanfarras (Confaban) será realizado em dois blocos, nos períodos da manhã e da tarde, na Cohab (Conjunto Habitacional) da Avenida das Camélias, nas proximidades da sede da Administração Regional do distrito.
A abertura oficial ocorrerá às 8 horas, depois haverá apresentação especial com a fanfarra do Programa ‘Gente Eficiente’, desenvolvido pela prefeitura. Criada em 2017, a banda conta atualmente com 45 componentes. O governo municipal disponibilizou palco, som e iluminação especiais, banheiros, além de esquema de segurança e trânsito com a Guarda Civil Municipal, para montar a estrutura do concurso.
As apresentações do primeiro bloco começarão às 9 horas, o resultado desta etapa será anunciado logo em seguida. Já o segundo bloco terá início às 14 horas, tendo como última apresentação a anfitriã Corporação Musical Engenheiro Passos (Comep), que está prevista para as 19h30. Todos os grupos deverão estar na concentração uma hora antes. O resultado desta fase sairá por volta de 20 horas. As categorias são divididas em: fanfarra; banda iniciante; banda musical; percussão sinfônica; apresentação especial; banda de percussão marcial só com liras; banda marcial; e bandas de percussão com instrumentos melódicos juvenil e sênior.
De acordo com o superintendente de Eventos da prefeitura, Júlio César Barbosa da Silva, a infraestrutura foi organizada para receber representantes de diversos municípios, com o objetivo de valorizar a música nas variadas categorias de fanfarras e bandas marciais. “O distrito Engenheiro Passos vai abrigar a Confaban, que tem o principal intuito de capacitar os jovens para o movimento artístico. É importante promover festivais culturais que incentivem os profissionais que têm o dom instrumental e suas técnicas e habilidades, além da inclusão social, conforme acontece com o grupo ‘Gente Eficiente’. Estes músicos merecem ganhar destaque no cenário regional e em todo o País, pois dedicam suas vidas à arte, por meio das bandas marciais e fanfarras”, frisou.