A décima edição do Festival de Artes Plásticas de Volta Redonda e Médio Paraíba Fluminense está lançada. Em cerimônia de lançamento aconteceu no Espaço das Artes Zélia Arbex, organizado por um grupo de artistas plásticos, o evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e contou com uma exposição de obras dos coordenadores do festival.
Segundo a organizadora do festival, a artista Dilma Carvalho, qualquer artista pode se inscrever, iniciante ou profissional, as inscrições serão abertas a partir do próximo dia 27. “Pode ser desenho, pintura, escultura, fotografia, todos podem participar. A intenção é fazer com que as pessoas usem o festival como uma escola. Quem é iniciante, por exemplo, vai poder se espelhar no trabalho de outros profissionais e acaba crescendo profissionalmente. É uma maneira de ele participar de um evento como esse e se sentir orgulhoso pelo trabalho”, explicou.
A exposição com as obras dos artistas que participarão do festival terá início no dia quatro de maio e seguirá até o dia 31, mês em que é comemorado o Dia do Artista Plástico (8 de maio).
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, a secretaria prestou o apoio ao evento com a cessão do espaço, estrutura, além de divulgação. “No início de maio, a secretaria abrirá o edital de ocupação do Espaço Zélia Arbex para que, após a exposição do festival, outros artistas exponham suas obras”, contou.
O prefeito Samuca Silva (Podemos) comentou a importância de eventos como esse para a valorização da arte e da cultura da região. “O artista precisa de apoio, de reconhecimento. Vamos realizar cada vez mais eventos culturais nos espaços públicos, incentivando principalmente aos novos artistas”, citou.