AGULHAS NEGRAS
A partir desta sexta-feira, dia 10, os municípios de Itatiaia e Resende se tornam o epicentro da gastronomia da Serra da Mantiqueira com o início da 23ª edição da Temporada da Truta, um dos mais tradicionais eventos turísticos da Região das Agulhas Negras. A programação, que segue até 9 de novembro, promete movimentar a economia e atrair turistas de várias regiões do país com gastronomia, cultura e natureza em perfeita harmonia.
O festival reúne 36 restaurantes e pousadas das vilas de Maringá, Maromba e Penedo, em Itatiaia, e Visconde de Mauá, em Resende, além de Maringá (MG), em Bocaina de Minas. Este ano, o ingrediente-tema é o cogumelo, que se junta à tradicional truta arco-íris — símbolo das montanhas das Agulhas Negras — em pratos criativos e autorais elaborados por chefs renomados.
A Temporada da Truta é realizada com apoio das Prefeituras de Itatiaia, Resende e Bocaina de Minas, por meio de suas secretarias de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do Sebrae-RJ e da Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau (Mauatur). O evento é considerado uma das principais atrações do calendário turístico da região, impulsionando o setor hoteleiro e o comércio local.

Evento une gastronomia, turismo e natureza nas montanhas da Mantiqueira – Redes Sociais
O prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio Rezende de Paiva, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Mais um evento que promete fomentar a economia da nossa cidade e região. A Temporada da Truta já é tradicional e atrai turistas e amantes da boa gastronomia, fortalecendo a rede hoteleira e o comércio. Seguimos trabalhando para atrair novos investimentos, parcerias e eventos que tragam visitantes de todo o Brasil e até do mundo”, disse Kaio Márcio.
O secretário municipal de Turismo de Itatiaia, Marcelo Jimenez, ressaltou a importância cultural e econômica do festival. “A Temporada da Truta valoriza a produção local, a criatividade dos chefs e o nosso turismo de montanha. Esperamos que os visitantes e também os moradores aproveitem pratos saborosos e inovadores, que representam o melhor da nossa gastronomia regional”, destacou Jimenez.
Coquetel marca abertura oficial em Visconde de Mauá
Na noite de quarta-feira, dia 8, o restaurante Babel, em Visconde de Mauá, foi palco do coquetel de abertura da 23ª Temporada da Truta, reunindo chefs, empresários, representantes do trade turístico e autoridades. O encontro marcou oficialmente o início da programação gastronômica das montanhas das Agulhas Negras, promovendo integração entre os participantes e apresentando as ações que irão movimentar o circuito nas próximas semanas.
Durante o evento, os prefeitos de Itatiaia e Resende reforçaram a importância da parceria entre os municípios para fortalecer o turismo regional.
“Nem todo lugar tem a honra de sediar um evento como este pela 23ª vez. São muitos profissionais competentes envolvidos, e isso gera um impacto enorme na gastronomia e na economia da região”, afirmou o prefeito de Resende, Tande Vieira.
Para o prefeito Kaio Márcio, o festival representa um patrimônio cultural e gastronômico da Mantiqueira. “A Temporada da Truta enriquece cada vez mais a nossa gastronomia, que é uma grande riqueza cultural e natural do Estado do Rio. Temos que investir e valorizar cada vez mais esse potencial”, destacou o chefe do Executivo.
Reconhecida por suas águas frias e cristalinas, a região de Mauá é considerada um dos principais polos de criação de trutas do Brasil. Introduzida na década de 1950, a espécie encontrou nas montanhas do Parque Nacional do Itatiaia o habitat ideal, tornando-se um símbolo da cultura e da economia local.
O presidente da Mauatur, Osvaldo Caniato, destacou a importância da união entre os destinos turísticos da Serra da Mantiqueira. “É maravilhoso ver a integração entre Mauá, Penedo e Resende. Essa união é apenas o começo de uma grande parceria que fortalece toda a região”, ressaltou Caniato.









