ANGRA DOS REIS
A Festa de São Benedito, tradicional celebração realizada em Angra dos Reis, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A Lei 10.281/2024, de autoria da deputada Célia Jordão (PL), foi sancionada pelo Governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial na última semana.
Completando 370 anos em 2022, a festa de São Benedito é um marco na cidade e reúne milhares de fiéis em uma procissão pelas ruas, celebrando o segundo padroeiro de Angra dos Reis. A data é comemorada na segunda-feira após o Domingo de Páscoa, com um calendário repleto de atividades religiosas, como missas, alvorada festiva, almoço comunitário e uma tradicional feira com barraquinhas.
A deputada Célia Jordão destacou a importância histórica e cultural da festa, além de ressaltar o impacto positivo no turismo local, gerando emprego e renda para a região. A celebração de São Benedito teve origem em 1652 no Convento Franciscano de São Bernardino e, desde então, tornou-se uma tradição enraizada na comunidade angrense.
Desde 2013, a festa é realizada na Igreja Matriz da cidade, que abriga um valioso acervo histórico. Um dos momentos marcantes da celebração é a cerimônia de subida e descida do mastro de São Benedito, realizada com a participação fervorosa de fiéis e devotos, resgatando a história e a devoção a São Benedito em Angra dos Reis.