Ferramenta ‘Verifica BP’ irá checar possíveis fake news sobre o município

Por Franciele Aleixo
a voz da cidade

BARRA DO PIRAÍ

Uma força tarefa será criada no município para checagem de fatos e possíveis noticias falsas sobre a cidade. Devido ao alto volume das ‘fake news’ que circulam de maneira descontrolada pela mídia, hoje em dia, com claro destaque para a internet a Secretaria de Comunicação (Secom) planejou a criação da ferramenta ‘VerificaBP’.

A partir da colaboração mútua entre a própria Secom, a Procuradoria e a Ouvidoria Municipal, será criada uma força tarefa de checagem de fatos, para que informações incompletas, ou falsas, que envolvam diretamente a cidade, passem por uma investigação detalhada e, se necessário, sejam devidamente corrigidas e republicadas.

A escolha da possível fake news a ser investigada será tomada a partir do impacto negativo de sua publicação. Os esforços da VerificaBP se concentrarão nas informações contraditórias que tenham destaque na sociedade. Ou seja, que causem grande repercussão na vida do cidadão barrense.Seja uma notícia publicada em um site renomado da imprensa nacional, ou mesmo um áudio postado no grupo de Whatsapp do bairro, o produto noticioso será examinado e terá sua veracidade testada.

De acordo com o secretário de Comunicação, Frank Tavares, após a checagem jornalístico-investigativa do possível material falso, a Secom publicará reportagem, em forma de release, expondo e corrigindo as informações imprecisas ou mentirosas. O jornalista ainda pontua que a Secom não pretende se debruçar sobre notícias falsas com o intuito de “dar margens a mentiras ou invenções” para ludibriar as pessoas. Pontua que o primor do Jornalismo será marcante, mesmo com a ferramenta.

“As fake news, muitas das vezes, servem para ludibriar quem lê ou com quem escuta, por meio de áudios e vídeos. Não é papel da imprensa ficar desmentindo tudo quanto for informação errada ou truncada que saem pela internet. Nós vamos nos preocupar com aquilo que, realmente, vai trazer desconforto ao ente público. Nosso papel maior continuará o de assessorar a imprensa e divulgar os atos oficiais da Prefeitura de Barra do Piraí”, pondera Frank.

Sempre atento ao que acontece nas mídias sociais, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, aponta a importância de mais um canal para verificar a veracidade dos fatos explica que a é preciso pesquisar nos órgãos oficiais de comunicação da prefeitura, bem como em órgãos de imprensa com credibilidade.

O chefe do Executivo ratifica o compromisso da Prefeitura de Barra do Piraí no tocante a ouvir anseios da população e, no caso das fake news, punir, se for o caso. “Antes mesmo de ser prefeito, fui vítima de várias fake news. O desgaste emocional que passa cada uma das vítimas dessas mentiras é enorme. E o que é pior, passam incólumes sem que ninguém venha a punir. Agora, a propagação delas virou crime. E vamos abarcar nesta ideia, não desmentindo alguns impropérios que inventam nas redes sociais, sobretudo. Mas, o combate será mostrando a verdade dos fatos através de nossos canais oficiais de comunicação, como o site, Facebook e Instagram”, frisa o prefeito.

Esses releases de fact-checking (checagem de fatos) estarão disponíveis em uma aba exclusiva no Portal da Prefeitura. Acesse esse espaço através do endereço do site https://cutt.ly/nbcLmYd.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos