>
728x90 vacina (1)

Feriados prolongados prejudicam as vendas no comércio de Resende

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

O calendário do mês de abril pode declinar as vendas do comércio varejista devido à sequência de feriados – dois nacionais e um estadual. Depois do intervalo de folga e portas fechadas em boa parte das lojas no período entre os dias 30 de março e 1º de abril com o fim de semana prolongado de Paixão de Cristo e Páscoa, neste sábado, dia 21, é celebrado o feriado de Dia de Tiradentes e na segunda-feira dia 23, o Dia de São Jorge (feriado estadual)

Em maio outros dois feriados federais também cairão em dias úteis: o Dia do Trabalho (1º) cai em uma terça-feira proporcionando novo feriado prolongado a partir do fim de abril. Ainda em maio, novo feriado com o Dia de Corpus Christ (31), que por sua vez será numa quinta-feira, o que deve gerar novamente outra emenda de fim de semana até o domingo, dia 3 de junho.

Projetando prejuízos nas vendas dos comerciantes de Resende a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e também o Sicomércio de Resende e Itatiaia incentivam os empresários a funcionar, amparados pela legislação trabalhista. “Os feriados prolongados prejudicam toda a arrecadação do país, tem reflexo em todos os setores e no comércio não é diferente. Pleiteamos alternativas que permitam o fortalecimento do comerciante que tenta manter suas atividades. A decisão é do empresário, respeitando as normas sindicais do trabalhador, seu funcionário. Todos nós temos contas a pagar e com calendário repleto de feriados as vendas que já são baixas ficam ainda mais prejudicadas”, comenta o presidente do Sicomércio de Resende e Itatiaia, André Luis Amendola.

Vale lembrar que para funcionar na segunda-feira, dia 23, ou em qualquer outro feriado, o comerciante deve firmar o Acordo de Jornada de Trabalho junto ao sindicato dos empregados do comércio. Entre as exigências a favor dos empregados estão o pagamento de hora extra e ainda conceder uma folga em data posterior, ou pagar 120% de hora extra sem folga, além do vale-transporte.


Dessa forma, para empresários com mais de 10 empregados, o valor fica inviável a cada feriado. Assim, a melhor saída é aderir ao feriadão. “É um gasto inviável para muitos comerciantes que mesmo precisando vender, optam em parar e não sofrer punição trabalhista por infringir as regras. Fechar durante o feriado prolongado ou até mesmo no dia de feriado oficial vira uma alternativa, até mesmo porque muitos funcionários faltam. Outros setores param e a cidade fica vazia. Até mesmo por questões de segurança abrir as portas pode nos expor a assaltos”, argumenta José Roberto Moreira, do ramo alimentício.

O Calçadão da Avenida Albino de Almeida fica vazio em dias de feriadão prolongado

Em Resende e região o feriado prolongado não deve abranger somente os supermercados, drogarias e farmácias, além de centros comerciais como shoppings. Portanto, o sábado e a segunda-feira serão de portas fechadas na maioria das lojas do comércio. O lucro será para as unidades dos principais centros comerciais como os nas áreas turísticas como Penedo, em Itatiaia.

O bairro que registra a primeira Colônia Finlandesa no Brasil, por exemplo, o feriado prolongado deve promover fluxo de visitantes e maior venda no comércio. “Aqui em Penedo nós adotamos os finais de semana e feriados como dias ‘úteis’, é o nosso forte. Com ou sem feriado é possível conquistar boas vendas, acredito”, comenta a empresária Isolda Marcondes, do segmento de decoração e artesanato.

O feriadão deve promover maior fluxo de clientes nos shoppings em torno de 20% seja nas salas de cinema, praça de alimentação e área de lazer. “Muita gente vem para o shopping passear e acaba comprando, vendo promoções. Os feriados nos favorecem sim, mas entendo o aspecto daqueles que sofrem pra manter as lojas abertas aos domingos e feriados. Nosso sistema é diferente e o nosso trabalhador já incorpora esse ritmo”, argumenta João Carlos Santos, empresário do setor de estética.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos