>
a voz da cidade 970 x 150 px

Fenae cobra definição de calendários do auxílio emergencial

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv barra mansa 970x150

SUL FLUMINENSE

Os moradores do Sul Fluminense convivem com as filas na Caixa Econômica Federal para sacar o auxílio emergencial de R$ 600 concedido pelo governo federal. Ainda que muitos sequer tenham recebido aval sobre a primeira parcela, o governo ainda não confirmou quando será realizado o pagamento da segunda parcela do total de três lotes ao trabalhador informal, microempreendedor individual e também desempregados.

Nesta terça-feira, 12, a entidade que representa os funcionários da Caixa cobrou medidas do governo, pois o atraso nas informações prejudica o serviço dos bancários. Após duas semanas do prazo anunciado para a divulgação dos novos calendários relativos ao auxílio emergencial o governo ainda não informou as datas de pagamento da segunda parcela do benefício. “Este clima de indefinição deixa as pessoas desorientadas e elas acabam precisando buscar informações nas agências da Caixa”, observa o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto. “Tal desorganização e a ausência, até hoje, de uma campanha informativa ampla e efetiva à sociedade têm prejudicado o trabalho dos bancários e colocado em risco tanto a saúde dos trabalhadores como também a da população”, acrescenta.
Conforme destaca Takemoto, a falta de planejamento do Executivo ficou evidente quando, após a divulgação da antecipação do pagamento da segunda parcela do auxílio, o Ministério da Cidadania recuou por não saber se haveria dinheiro suficiente para pagar a população. O presidente da Fenae também ressalta que nem o governo nem a direção da Caixa conhecem a realidade brasileira e subestimaram o número de pedidos do benefício. Mais da metade da população (cerca de 50 milhões de pessoas) solicitou o auxílio; este número, contudo, pode chegar a 100 milhões, segundo prevê o próprio governo.
Ainda no início do cadastramento, o Ministério da Cidadania e a direção da Caixa divulgaram que a segunda parcela do benefício seria paga entre os dias 27 e 30 de abril e a terceira, entre 26 e 29 deste mês. Contudo, no último dia 20, anunciaram que a segunda parte do pagamento ocorreria no dia 23, o que também não foi cumprido pelo governo.
ORÇAMENTO
Segundo a Fenae, em nota o Ministério da Cidadania alegou questões orçamentárias e legais para não efetuar o referido pagamento, além do alto número de pedidos para o auxílio emergencial. Segundo a Pasta, seria necessária a abertura de crédito suplementar para garantir a antecipação da segunda parcela, além do pagamento da primeira.
CLAREZA E DESCENTRALIZAÇÃO


Desde o início da pandemia, a Fenae e outras entidades representativas dos bancários reivindicam mais clareza por parte do governo federal e da direção da Caixa. “Carente de informações, a população continua indo até as agências para saber mais sobre o cadastramento e o pagamento do auxílio emergencial, o que acaba causando filas e aglomerações”, observa Sérgio Takemoto. “Daí, a necessidade de uma campanha informativa que seja realmente efetiva e abrangente”, completa.

A descentralização do pagamento do auxílio emergencial para outros bancos é outra reivindicação da Fenae e do movimento sindical como medida imprescindível para o fim de aglomerações e filas em agências. Após pressão das entidades, o Ministério da Cidadania afirmou no dia 7, que os Correios deverão ajudar no cadastro do auxílio emergencial. A eventual parceria, contudo, além de não ter sido oficialmente firmada, não abrange o pagamento do benefício. “É fundamental que outros bancos também paguem o auxílio emergencial”, defende Sérgio Takemoto.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos