Feirão de emprego para PcD e reabilitados pelo INSS acontece no Sesi Resende

0

RESENDE

Pelo terceiro ano consecutivo a Rede Incluir realiza o ‘Circuito Dia D’ no Sesi Resende, serão oferecidas 300 vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 8, das 9 às 16 horas, na Avenida Marcílio Dias, 468, no bairro Jardim Jalisco. Mais de 40 empresas, dos segmentos industrial, comercial, hotelaria, saúde e serviços, participam da ação. O evento tem entrada franca e é aberto a todos. O público estimado é de quatro mil pessoas.

O evento é uma ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), a Superintendência Regional do Trabalho RJ, além do investimento social das empresas associadas ao Cluster Automotivo do Sul-Fluminense e apoio de outras entidades da região, como exemplo a Firjan.  Os interessados devem comparecer munidos de currículo, laudo da deficiência e documentos pessoais.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apenas 28,3% das pessoas com deficiência participam do mercado de trabalho, uma taxa significativamente menor que os 66,3% da população sem deficiência. Além disso, a remuneração média das pessoas com deficiência é de R$ 1.639 por mês, enquanto para pessoas sem deficiência o valor é de R$ 2.619.

O Presidente do Instituto Rede Incluir, Antoniel Bastos, cita que as ações do Circuito Dia D Inclusivo em mais de 90 municípios do RJ. “A Rede Incluir é uma organização social sem fins lucrativos, nascida em 2013, e desde 2016, começamos o Dia D, levando empregabilidade para os bairros do Rio, depois para diversos municípios. No meio do caminho, encontramos o Jorge que incentivou o evento em Resende, e neste ano, estaremos pela terceira vez na cidade. Os PcD estarão em contato direto com os RHs das empresas, o evento visa a aproximação rápida e sem burocracia, visando facilitar os processos”, analisa.

Antoniel cita que, desde 2015, já são mais de 10 mil pessoas empregadas através dos eventos. “A região das Agulhas Negras concentra um grande polo automotivo, diversas outras grandes empresas, são empreendimentos comprometidos com a pauta. Buscamos não somente falar de diversidade, mas oferecer a equidade para todos. Toda pessoa com deficiência é vista como incapaz, e não é assim. São grandes trabalhadores, muito esforçados, falta é criar a oportunidade, o ambiente empregador tem que estar apto para todos”, cita.

Outro organizador do evento, Jorge Pires é gerente de Recursos Humanos MA Automotive Brasil e membro do Grupo de Administradores de Pessoal (GAP), cita que há três anos desenvolveu a parceria com a Rede Incluir. “O processo de inclusão ocorre em qualquer lugar ou segmento. O grande protagonista do evento é o PcD, fazemos todo um processo social solidário e inclusivo onde geramos vagas efetivas e cadastro de reserva. Para este ano criamos momentos de rodas de conversa, onde os PcDs que já participam de nossas empresas estarão uniformizados para conversar com as famílias e outros PcD, é uma forma de trocar experiencias, explicar a rotina da jornada de trabalho”, cita.

A gerente de Operações da Firjan Senai Resende, Maria do Carmo Drumond, destaca que poiar eventos como esse faz parte do compromisso da Firjan Senai Sesi com a responsabilidade social e inclusão. “O ‘Circuito Dia D’ é uma demonstração disso, pois entendemos a importância de oferecer oportunidades de emprego para pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS. Este evento reforça nossa missão de promover a inclusão associada ao desenvolvimento econômico sustentável na região. Inclusive, também haverá um stand da Firjan com oportunidades de emprego”, conclui.

 

Deixe um Comentário